Como eliminar as cochonilhas das plantas

Como eliminar as cochonilhas das plantas
Imagem: mijardin.es

Junto aos conhecidos pulgões, a cochonilha é uma das pragas mais comuns e daninhas para nossas plantas. A falta de umidade ambiente é uma das causas principais do aparecimento deste parasita, que se dedica a absorver os nutrientes das plantas. Mesmo assim, pode estar tranquilo porque neste artigo de umComo mostramos-lhe como eliminar as cochonilhas das plantas.

A cochonilha é fácil de eliminar se for detectada a tempo. Para isso, é importante revisar nossas plantas periodicamente, tendo especial atenção no reverso das folhas, pois é aí onde se instala esta praga.

Imagem: consumer.es

Uma das formas de eliminar a cochonilha de nossas plantas é molhar um algodão em álcool e limpar com ele as zonas afetadas da planta. É importante não deixar nenhuma cochonilha viva, já que poderia infectar a planta de novo.

Se a planta infectada é muito grande, ou se tem várias plantas contagiadas, a melhor maneira para eliminar a cochonilha é fazendo uma solução de álcool etílico, detergente e água quente. Borrife as plantas com a solução uma vez por semana durante todo mês para se desfazer da praga.

Outra solução caseira é colocar meia dúzia de cigarros em um recipiente de água durante uma hora e meia e regar depois as plantas afetadas com essa água.

As plantas de interior são em muitas ocasiões atacadas por causa do ressecamento ambiental que o aquecimento produz. Coloque recipientes com água perto dos radiadores para criar umidade e evitar o aparecimento da cochonilha.

Lembre-se sempre de separar as plantas afetadas das saudáveis para evitar que a praga se propague. Se a cochonilha persiste após experimentar estas soluções caseiras, deverá fazer uma solução fitossanitária específica para a eliminação da cochonilha.

Imagem: agroterra.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as cochonilhas das plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.