Como eliminar as formigas do jardim

Como eliminar as formigas do jardim

As formigas podem acabar destruindo o seu bonito jardim, pois são pequenos insetos, com bastante mobilidade e agilidade, que podem chegar a destruir as suas plantas. Isso acontece por construírem túneis internos ao redor das suas raízes, fazendo com que a água e os nutrientes não cheguem adequadamente e as plantas comecem a morrer e a secar pouco a pouco. Se quiser saber como eliminar as formigas do jardim não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Neste artigo vamos lhe dar alguns remédios naturais com os quais pode acabar com esta incômoda praga, mantendo o seu jardim saudável e afastado de pesticidas. Tome nota!

Passos a seguir:
1

Uma solução rápida e eficiente para acabar com a praga de formigas é o vinagre. Prepare uma solução à base de água e vinagre - em proporções iguais - e regue seu jardim com ela. O poder deste produto está em seu alto grau de acidez, altamente venenoso para as formigas; por outro lado, seu cheiro contribui para repelir e espantá-las do seu jardim. Em pequenas doses não é perigoso para as plantas do seu jardim.

2

Outra opção para acabar com as formigas em seu jardim é usar repelentes naturais por todo o espaço. Um dos remédios mais eficientes para isso são os grãos de café misturados com bicarbonato. Espalhe a mistura pelo jardim para evitar que estes insetos colonizem tudo sem perceber. Graças ao cheiro que os grãos de café têm, as formigas serão afastadas do seu jardim.

3

Se tiver descoberto uma colônia de formigas, a sua eliminação será bem mais rápida e fácil. Pode verter água fervendo diretamente sobre o formigueiro, acabando com as formigas e evitando que voltem a entrar no seu jardim e o destruam. Pode repetir a ação até garantir a completa eliminação da colônia de formigas.

4

Também pode tentar controlar ou eliminar uma praga de formigas no jardim com produtos básicos de cozinha, como o alho. O cheiro deste ingrediente consegue dispersar as formigas, portanto pique ou esmague o alho e depois misture com água; pode pulverizar esta mistura perto das plantas ou do próprio formigueiro para acabar com elas.

Outra boa opção é fazer uma solução à base de suco de limão e água. Este suco é um repelente eficaz, pois seu grau ácido faz com que as formigas confundam o seu sentido de rastreamento. Regue sobre o caminho das formigas e notará a sua utilidade.

5

Por outro lado, está comprovado que o sabão também costuma ser um bom aliado contra as pragas no jardim. Se misturar com água, a solução de sabão pode ser eficaz para acabar com as formigas. Recomendamos que faça isso à noite.

6

Também aconselhamos experimentar o óleo de neem, um produto que encontrará à venda em lojas especializadas em jardinagem; siga as instruções antes de utilizar. No caso de não encontrar o produto, pode ferver as folhas de neem durante aproximadamente 20 minutos e depois pulverizar a solução. Acabará com as formigas!

7

Outra boa ideia que ajudará a eliminar as formigas do seu jardim é o uso de giz ou talco para bebês, pois este produto é um repelente natural para este tipo de insetos. Pode traçar linhas em seu jardim ou polvilhar o talco em pó nas zonas mais estratégicas; evitará que as formigas avancem em direção à sua casa.

8

Por último, saiba que existem certos produtos que repelem de forma natural as formigas: a alface, a lavanda, a alfazema, a menta ou a calêndula são algumas delas. Por que não plantar em seu jardim? O cheiro que têm ajudará a afastar uma praga de formigas. Experimente!

Se as formigas estiverem nas plantas do jardim, recomendamos este outro artigo onde explicamos de forma específica a melhor forma de eliminar as formigas das plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as formigas do jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.