Como eliminar as lacraias

Como eliminar as lacraias

Acabar com lacraias e centopeias pode ser mais simples que você pensa com algumas medidas simples ou aplicação do veneno caseiro que damos a receita neste artigo do umCOMO sobre como eliminar as lacraias. Se você anda encontrando insetos desse tipo na sua casa, pode ser o caso de alguns truques simples. Nem a lacraia "tesourinha" nem a lacraia do tipo centopeia são venenosas a ponto de representarem perigos ou transmitem doenças, no entanto suas picadas são dolorosas e a presença não é desejada dentro de casa. Para saber como acabar com as lacraias, continue lendo este artigo!

Lacraias são perigosas?

As lacraias, também chamadas de centopéias, são artrópodes e da classe Chilopoda[1]cujas picadas, em primeira instância, não representam grandes perigos a um ser humano adulto[2]. Apesar de não causarem grande mal, ser picado por uma lacraia pode ser uma experiência muito dolorida e as reações tendem a ser mais fortes em crianças e animais pequenos, representando perigo extra.

Lacraia mata?

A picada das lacraias é muito mais temida pela dor do que pelo veneno de fato, já que a picada de lacraia, em condições normais, não tem potencial para matar um ser humano, mas sim de causar muito desconforto físico. Em caso de ratinhos, por exemplo, sim a sua picada pode ser fatal, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Butantã sobre a Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil sobre Alguns Animais de Laboratório[3].

Ambientes favoráveis ao aparecimento de lacraias

As centopeias têm hábitos noturnos e durante o dia costumam se esconder em entulhos, folhas e cascas de árvores, mas podem aparecer dentro de casa[4]. Elas se alimentam de minhocas, vermes, larvas e besouros.

Se você quer acabar com lacraias, comece detectando a origem dessa centopeias no ambiente exterior. Troncos de madeira, pedras ou entulho sobre terra representam um habitat favorável para estes bichos, que eles gostam de ambientes escuros e úmidos. Por essa razão proceda a uma limpeza, eliminando esses elementos do seu jardim, quintal e até garagem, e mantenha a grama aparada.

Utilize luvas para se proteger e inspecione muros, calçamentos e paredes de casa, do lado de fora, procurando dos frestas e buracos onde as lacraias podem se desenvolver. Tape-os com cimento ou um material semelhante.

Como prevenir lacraias dentro de casa

  • Limpeza: dentro de casa, se livre das lacraias e previna o seu aparecimento procedendo a limpezas regulares dos cômodos (sobretudo do banheiro), da caixa de gordura e esgotos e levando o lixo para fora todos os dias. As lacraias gostam de ambientes úmidos então foque a limpeza nessas áreas da residência.
  • Feche meios de entrada: se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento. Reviste sua casa procurando buraco em paredes, muros ou qualquer outro lugar que pareça propício para centopeias e feche-os.
  • Crie galinhas: se você tem quintal grande e gosta de animais, as galinhas são uma excelente maneira evitar insetos como lacraias e piolhos de cobra, por exemplo.
  • Apare a grama do jardim: as lacraias gostam de ficar em lugares protegidos e escondidos, por isso, ter uma grama muito alta ou lugares propícios para o esconderijo como troncos de árvores no quintal criará um ambiente perfeito para sua proliferação.

De qualquer forma, informe-se no seu bairro se outras pessoas também estão passando pela mesma situação. Talvez seja o caso de acionar o controle de zoonoses da sua cidade para controlar a situação e tomar medidas em uma escala maior.

Matar lacraias vale a pena?

Todos os animais têm uma função na cadeia alimentar e não é diferente com as lacraias. Apesar de assustadores e um pouco perigosos, esses animais ajudam a equilibrar o sistema se alimentando de outros insetos como baratas e lagartixas e oferecem poucos riscos para os humanos. Para se livrar de uma lacraia você não precisa matá-la, proteja-se com luvas de borracha do veneno delas, coloque em um potinho e libere-a na natureza em algum local longe das casas.

Se você estiver com infestação de lacraia de banheiro ou em algum outro local de sua residência de forma que esteja atrapalhando sua vida, aí sim deve-se pensar em outras soluções visando acabar de vez com lacraia doméstica. Caso encontre filhote de lacraia, é muito possível que estejam se reproduzindo perto ou dentro de sua casa.

Leia também: Como acabar com mosquitinhos de banheiro

Veneno para lacraia caseiro

Como eliminar lacraias com querosene

Existem soluções de veneno para matar lacraia que podem te ajudar de forma simples e caseira. Uma das opções o caso do remédio para afastar lacraias à base de querosene, veja abaixo como prepará-lo e aplicá-lo:

  1. Prepare uma solução caseira para as eliminar: em uma garrafa pet vazia de 2 litros coloque 500 ml de querosene e 1 lata de creolina, encha o restante com água, tampe a garrafa e agite para misturar tudo.
  2. Aplique: durante o dia, coloque 4 colheres de sopa da mistura em todos os ralos e pias existentes em casa, deixe atuar por 10 minutos e jogue água quente para eliminar a solução.

Para um resultado duradouro, aplique o veneno caseiro para afastar lacraias 3 vezes por semana durante um mês e, após um mês, uma vez por semana. Não se esqueça de sempre higienizar os ralos e pias.

Como matar lacraia com pimenta caiena

A pimenta caiena pode ser um ótimo veneno para lacraia, já que seus capsaicinóides, ou seja, substâncias que a tornam ardida, são um repelente não apenas para insetos do tipo como também para pernilongos etc. Para utilizar a pimenta como veneno para lacraia, siga os seguinte passos:

  1. Procure de onde as lacraias estão surgindo: lembre-se onde você viu as lacraias para saber por onde passam, principalmente se encontrar lacraia filhote (lacraia pequena).
  2. Prepare o veneno: misture pimenta caiena em pó com água a agite para misturar, então, passe a solução de pimenta no chão nas regiões onde as lacraias passam.

Caso você tenha animais de estimação que andam pela casa ou crianças pequenas, evite o veneno com pimenta pois ele poderá ser ingerido sem querer. Infestação e picada de lacraia já são problema suficiente e é bom evitar criar outro na tentativa de resolução.

Picada de lacraia, o que fazer?

Os sintomas mais comuns de picada de lacraia em humanos são dor intensa, queimação e inchaço no local da picada por até 24 horas. O tratamento costuma ser feito para apaziguar os sintomas. As lacraias são venenosas mas a sua picada raramente representa perigos para pessoas, além disso, só costumam picar quando são pressionadas (quando estão dentro dos sapatos e acabamos pisando sem querer, por exemplo).

Para tratar de picada de lacraia, basta lavar a região com água e sabão, secar cuidadosamente e então colocar um curativo para evitar o contato com bactérias. É importante procurar um médico se além de dor e inchaço também aparecerem sintomas de febre e calafrio, sobretudo em crianças e idosos.

Veja todas as informações em: Picada de lacraia, o que fazer? - Sintomas e tratamento

Onde comprar veneno para matar lacraia?

Além da opção de fazer veneno para lacraia em casa, também é possível comprá-lo já pronto. Para isso, visite uma loja de agricultura e pergunte por produtos para eliminar lacraias, com certeza eles terão algum para recomendar, afinal, lacraias podem ser também uma praga em plantações.

Caso a infestação esteja fora do controle e você não consiga lidar com a situação sozinho, vá atrás de uma empresa de controle de pragas. As dicas acima funcionam mas dependendo da situação é difícil atingir todas as lacraias, visto ser um animal que se esconde e que pode passar desapercebido.

Costuma ter problema com pragas? Aproveite para conferir: Como acabar com piolho de cobra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as lacraias, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. BARROSO, E. HIDAKA, A. S. V. SANTOS, A. X. FRANÇA, J. D. M. SOUSA, A. M. B. VALENTE, J. R. MAGALHÃES, A. F. A. PARDAL, P. P. O. Acidentes por centopéia notificados pelo "Centro de Informações Toxicológicas de Belém", num período de dois anos. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol.34 no.6 Uberaba Nov./Dec. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822001000600005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27/08/2019.
  2. Lacraias. Instituto Vital Brazil. Disponível em: http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/lacraias.html. Acesso: 27/08/2019.
  3. Bücherl W. Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil Sobre Alguns Animais de Laboratório. Memórias do Instituto Butantã. Tomo XIX, p. 181-198, 1946.
  4. Centopéia ou Lacraias. Controlar: controle profissional de pragas. Disponível em: http://www.controlarambiental.com.br/images/EnciclopediaPDF/Centopeia.pdf. Acesso em: 27/08/2019.