Como eliminar as lacraias

Como eliminar as lacraias

Acabar com lacraias e centopeias pode ser mais simples que você pensa com algumas medidas simples ou aplicação do veneno caseiro que damos a receita neste artigo do umCOMO sobre como eliminar as lacraias. Se você anda encontrando insetos desse tipo na sua casa, pode ser o caso de alguns truques simples. Nem a lacraia "tesourinha" nem a lacraia do tipo centopeia são venenosas a ponto de representarem perigos ou transmitem doenças, no entanto suas picadas são dolorosas e a presença não é desejada dentro de casa. Para saber como acabar com as lacraias, continue lendo este artigo!

Lacraias são perigosas?

Em primeira instância as picadas de lacraias não representam grandes perigos a um ser humano adulto, mas é verdade que a sua picada pode ser muito dolorida e as reações tendem a ser mais fortes em crianças e animais pequenos, representando perigo extra.

Lacraia mata?

A picada das lacraias é muito mais temida pela dor do que pelo veneno de fato, já que a picada de lacraia, em condições normais, não tem potencial para matar um ser humano, mas sim de causar muita dor. Em caso de ratinhos, por exemplo, sim a sua picada pode ser fatal, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Butantã sobre a Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil sobre Alguns Animais de Laboratório [1].

Ambientes favoráveis ao aparecimento de lacraias

As centopeias têm hábitos noturnos e durante o dia costumam se esconder em entulhos, folhas e cascas de árvores, mas podem aparecer dentro de casa. Elas se alimentam de minhocas, vermes, larvas e besouros.

Se você quer acabar com lacraias, comece detectando a origem dessa centopeias no ambiente exterior. Troncos de madeira, pedras ou entulho sobre terra representam um habitat favorável para estes bichos, que eles gostam de ambientes escuros e úmidos. Por essa razão proceda a uma limpeza, eliminando esses elementos do seu jardim, quintal e até garagem, e mantenha a grama aparada.

Utilize luvas para se proteger e inspecione muros, calçamentos e paredes de casa, do lado de fora, procurando dos frestas e buracos onde as lacraias podem se desenvolver. Tape-os com cimento ou um material semelhante.

Como prevenir lacraias dentro de casa

  • Limpeza: dentro de casa, se livre das lacraias e previna o seu aparecimento procedendo a limpezas regulares dos cômodos (sobretudo do banheiro), da caixa de gordura e esgotos e levando o lixo para fora todos os dias.
  • Telas: se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento.
  • Crie galinhas: se você tem quintal grande e gosta de animais, as galinhas são uma excelente maneira evitar insetos como lacraias e piolhos de cobra, por exemplo.

De qualquer forma, informe-se no seu bairro se outras pessoas também estão passando pela mesma situação. Talvez seja o caso de acionar o controle de zoonoses da sua cidade para controlar a situação e tomar medidas em uma escala maior.

Matar lacraias vale a pena?

Todos os animais têm uma função na cadeia alimentar e não é diferente com as lacraias. Apesar de assustadoras, elas ajudam a equilibrar o sistema se alimentando de outros insetos como baratas e lagartixas e oferecem poucos riscos para os humanos. Para se livrar de uma lacraia você não precisa matá-la, proteja-se com luvas de borracha do veneno delas, coloque em um potinho e libere-a na natureza em algum local longe das casas.

Veneno para lacraia caseiro

Mas é claro que existem soluções que ajudam a espantar as lacraias, com é o caso deste remédio para afastar lacraias à base de querosene:

  1. Prepare uma solução caseira para as eliminar: em uma garrafa vazia de 2 litro coloque 500 ml de querosene e 1 lata de creolina, encha o restante com água, tampe a garrafa e agite para misturar tudo.
  2. Durante o dia, coloque 4 colheres de sopa da mistura em todos os ralos e pias existentes em casa, deixe atuar por 10 minutos e jogue água para eliminar a solução.
  3. Aplique o veneno caseiro para afastar lacraias 3 vezes por semana durante um mês e, após um mês, uma vez por semana.

Onde comprar veneno para matar lacraia?

Visite uma loja de agricultura e pergunte por produtos para eliminar lacraias, com certeza eles terão algum para recomendar. Da mesma forma pondere contratar uma empresa de controle de pragas, caso as dicas acima não funcionem e elas apareçam com frequência e em grande número.

Aproveite para conferir: Como acabar com piolho de cobra

Picada de lacraia, o que fazer?

Os sintomas mais comuns de picada de lacraia em humanos são dor intensa, queimação e inchaço no local da picada por até 24 horas. O tratamento costuma ser feito para apaziguar os sintomas.

As lacraias são venenosas mas a sua picada raramente representa perigos para pessoas. Elas só costumam picar quando são pressionadas (quando estão dentro dos sapatos, por exemplo). Mesmo assim, é importante procurar um médico se além de dor e inchaço também aparecerem sintomas de febre e calafrio, sobretudo em crianças e idosos.

Veja todas as informações em: Picada de lacraia, o que fazer? - Sintomas e tratamento

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as lacraias, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. 4. Bücherl W. Ação do Veneno dos Escolopendromorfos do Brasil Sobre Alguns Animais de Laboratório. Memórias do Instituto Butantã. Tomo XIX, p. 181-198, 1946.
Bibliografia
  • http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822001000600005&lng=en&nrm=iso
  • http://www.vitalbrazil.rj.gov.br/lacraias.html