Como eliminar fungos das plantas - cuidados simples!

Como eliminar fungos das plantas - cuidados simples!

Ter plantas em casa é realmente uma delícia. São elas que dão um ar mais gostoso ao lar e fazem com que tudo fique mais aconchegante. Porém, cuidar delas não é somente regar. Muitas vezes, fungos aparecem e acabam matando as plantas.

Mas não se preocupe: é possível resolver o problema de forma natural, sem precisar comprar fungicidas caros e muito industrializados. Por isso, nós do umCOMO ensinamos neste artigo como eliminar fungos das plantas.

Vai precisar de:

Fungo branco na terra

O fungo branco na terra indica que há mofo no seu vaso. O mofo só surge quando há excesso de umidade e, por isso, o problema é bem comum na jardinagem. A camada branca de fungo branco na terra pode ser combatida com algumas medidas. Comece a regar a planta pelo prato.Assim, você evitará que a água acumule na terra, formando o mofo.

Para fazer com que a terra fique bem marrom e bonita, elimine a camada branca e reponha com terra fresca. Antes de colocar a terra nova, deixe seu vaso secando no sol. Depois, é só despejar vinagre de maçã, um fungicida natural, antes de colocar a terra nova. Lembre-se: você deve encher o vaso até dois centímetros da ponta.

Outro truque para evitar o surgimento de mofo na terra, é manter a planta em um lugar fresco e com a presença de luz. O ideal, é ter a incidência indireta de sol. Além disso, você deve manter o vaso sempre limpo e bem cuidado.

Dica: aprenda também como eliminar as cochonilhas das plantas.

Pragas nas folhas das plantas

Pulgões e fungos podem surgir nas folhas das plantas por diversos motivos. O segredo para essas pragas não surgirem é sempre limpar os restos de cultura, que são os lugares que os insetos gostam de ficar. Se você está com praga nas folhas das plantas, veja algumas soluções naturais:

Chá de camomila

Faça uma chá com as flores de camomila e coloque-o num pulverizador. Aplique nas plantas uma vez ao dia.

Alho

Misture 10 dentes de alho esmagados a 20 litros de água. Deixe a mistura curando por 13 dias. Coloque no recipiente para espirrar e aplique nas plantas para acabar com pulgões.

Eucalipto

Coloque algumas folhas de eucalipto para acabar com insetos nas folhas. Isso deverá acabar com o problema.

Dica: aprenda como eliminar as formigas das plantas.

Pó branco nas folhas das plantas

O pó branco também é bem comum nas folhas das plantas. Ele é uma praga difícil de se livrar e muitas pessoas acabam até desistindo da jardinagem por conta dela. Porém, com paciência e conhecimento, é possível acabar com o pó e manter a planta saudável.

No mercado, há remédios industrializados para borrifar nas plantas. Eles podem ser usados com cautela e sempre seguindo as instruções da embalagem. Você pode, também, apelar para uma solução natural.

Misture um pouquinho de leite de vaca com de água. A proporção ideal é de 5% de leite para 95% de água. Coloque a solução em um borrifador e aplique na planta pelo menos uma vez por semana. Isso vai acabar com as pragas e manter a saúde da planta. Esse pó branco é chamado de oídio e é um fungo que aparece em plantas como pepino, tomate e manga. Essa mistura é uma alternativa à fungicidas para plantas caros.

Dica: confira métodos fáceis para eliminar pulgões das plantas.

Fungicida para plantas

Além das soluções já indicadas anteriormente, você pode prepara fungicidas caseiros que não só destroem os fungos patogênicos, como também oferecem nutrientes às plantas. Essa dica também vale para combater os fungos em plantas ornamentais. Confira as receitas no artigo Como fazer um fungicida caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar fungos das plantas - cuidados simples!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Antes de aplicar as dicas indicadas acima, faça um teste numa pequena parte da planta. Assim, você saberá se o remédio irá funcionar para ela ou se causará algum problema.
  • Caso você não tenha familiaridade com plantas, consulte um profissional.
  • Se você aplicar um produto na planta e consumi-la depois, não se esqueça de lavar bem.
  • Sempre que identificar um problema na planta, pode as folhas mais danificadas e comece o tratamento imediatamente.