Como eliminar o mau cheiro do lava-louça

Como eliminar o mau cheiro do lava-louça

O lava-louça se converteu em nosso melhor aliado na hora de lavar os pratos: basta ligar e poupamos o tempo de esfregar. Mas todas as boas invenções têm a sua parte negativa e hoje vamos falar desses maus odores que aparecem às vezes no lava-louças. Tendo em conta que depois teremos que comer com esses talheres ou beber nesses copos, o mau cheiro é ainda mais desagradável. Assim, em umComo explicamos para você como tirar o mau cheiro do lava-louça para que os seus pratos, copos e talheres cheirem sempre bem após cada lavagem.

Passos a seguir:
1

Para melhorar o rendimento do lava-louça e evitar maus cheiros, em umComo recomendamos que você enxague seus pratos antes de os inserir no eletrodoméstico. Desta forma você conseguirá eliminar mais facilmente todos esses restos de gordura e sujeira que resistem a sair, e que, além do mais, são os culpados pelos maus cheiros do lava-louça.

2

A limpeza de nosso eletrodoméstico é fundamental, de modo que não se esqueça de limpar as bordas do lava-louça e todas essas zonas esquecidas, onde se acumula uma grande variedade de bactérias e restos de alimentos. Outros grandes culpados quando o lava-louça fica com cheiro ruim.

3

Também não se esqueça de limpar a tela e drenar o fundo do lava-louça, para verificar que a drenagem não esteja tapada. A água suja pode provocar os maus cheiros no lava-louça. Mas o pior de tudo é que a água suja pode acabar em seus pratos, enquanto os restos de alimentos podem impedir que o eletrodoméstico realize corretamente a sua função.

Certifique-se também de destapar os buracos dos borrifadores, para o caso de estarem obstruídos com algum resto de alimento que cause maus cheiros no lava-louça.

4

A fórmula mais típica é recorrer aos ambientadores que se pode comprar no supermercado ou em uma loja especializada, mas não podemos esquecer que se tratam de produtos químicos que nem todo mundo quer utilizar e menos ainda em um lava-louça.

Em umComo contamos a você por que o lava-louça cheira mal.

5

Uma alternativa bastante comum para tirar o mau cheiro do lava-louça é utilizar a casca de frutas cítricas como limões, laranjas, tangerinas ou toranja. Pode cozinhá-las antes de as introduzir no lava-louça, mas a temperatura que atinge o próprio aparelho é suficiente para eliminar todo o seu cheiro. Outra versão é espetar um cítrico na bandeja superior -tire antes as sementes- ou colocar rodelas em uma bolsinha fina de tecido. Segundo o uso que se dê, tem que trocá-lo a cada três ou quatro dias.

6

Também é importante utilizar água bem quente para decompor a gordura e a sujeira mais facilmente, além de utilizar produtos de limpeza de grande qualidade. Neste sentido, um bom truque consiste em fazer o eletrodoméstico funcionar com vinagre para neutralizar os maus cheiros do lava-louça. Como? Muito fácil: você tem de colocar uma xícara cheia de vinagre branco na prateleira superior e escolher um ciclo à temperatura máxima.

7

O bicarbonato sódico também ajuda a acabar com os maus odores. Para isso, terá que jogar meia xícara na parte inferior do lava-louça e pôr para funcionar. Tanto faz se está cheio ou vazio, ele não danificará os pratos ou as panelas e frigideiras e o resultado será muito eficiente. O motivo é que o bicarbonato atua como neutralizador dos odores, por isso ao usá-lo neste eletrodoméstico conseguiremos que os maus odores desapareçam e a nossa louça cheire bem.

8

Se nada disto funcionar, talvez seja a hora de uma limpeza em profundidade. Às vezes acumulam-se restos de gordura ou comida que desprendem um cheiro insuportável; muitas vezes esses restos não passam do filtro, assim, tirá-lo e limpá-lo de vez em quando é uma boa ideia, tanto para acabar com os maus cheiros como para preveni-los.

Também deve prestar atenção especial aos lugares ocultos, como o sulco da parte inferior onde se costuma acumular bastante sujeira, as borrachas, etc. Em umComo contamos a você como limpar um lava-louça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o mau cheiro do lava-louça, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.