Como eliminar os caracóis do jardim ou horta

Como eliminar os caracóis do jardim ou horta

Se tiver caracóis e/ou lesmas que estão inundando seu jardim ou horta, você tem um problema: estes animais são uma autêntica praga. Para eliminar e se desfazer definitivamente dos caracóis deverá seguir os seguintes passos. O caracol nasce e se reproduz em áreas úmidas com bastante vegetação baixa; os lugares ideais para se reproduzir costumam ser ao lado de paredes ou muros de pedras, lugares onde a umidade se conserva melhor. De seguida, em umComo vamos dar-lhe algumas dicas para que saiba como eliminar os caracóis do jardim ou horta.

Passos a seguir:
1

Procure quais são os predadores de caracol e coloque-os a viver em seu jardim ou horta. Uma forma de afastar os caracóis é animar outras criaturas do jardim que gostam de comer caracóis.

Estes incluem os sapos e as rãs, as tartarugas, cobras e lagartixas, assim como a maioria das aves (principalmente o pisco-de-peito-ruivo). Os patos e as galinhas também comem caracóis e lesmas, e na realidade são muito nutritivos para eles.

2

Pegar os caracóis das plantas é uma forma muito eficiente de eliminar definitivamente os caracóis do jardim ou horta, é uma tarefa um pouco chata mas o resultado é ótimo. O melhor momento para fazer isso é de manhã cedinho ou bem tarde na noite, pois é quando são mais ativos.

Uma forma mais rápida de pegar os caracóis é colocar vasos de cerâmica virados para baixo no jardim e deixar durante a noite. Os caracóis se reúnem debaixo deles, e assim de manhã você será capaz de pegar muitos caracóis de uma só vez.

3

Os caracóis adoram a cerveja; se colocarmos um recipiente cheio de cerveja ao lado da nossa horta e plantas, as lesmas irão ao recipiente com cerveja e se afogarão nele. Este método não é muito recomendável porque os caracóis morrerão, mas é um método definitivo. Uma forma de proteger a cerveja da chuva é colocar uma telha por cima.

4

Outra boa forma de se desfazer dos caracóis é atrair os mesmos (e as lesmas também) para longe das suas plantas, usando ração para cachorros ou gatos. O que deve fazer é:

Colocar um pouco de ração de gato ou cachorro perto da horta e/ou jardim; os caracóis irão para lá e ali você poderá pegá-los muito melhor.

5

Outro método para eliminar os caracóis da nossa horta é jogar cinzas e ovos pela horta, os caracóis não gostam nada desses dois produtos e são ideais para impedir que se aproximem de onde não queremos. Basicamente, a ideia é que eles não gostam de andar sobre estas superfícies e se afastam da área que queremos.

6

Fertilizantes e pesticidas baseados em Methaldyhde. Tenha cuidado com estes produtos já que podem ser muito tóxicos. Recomendamos usar a versão em grãos para que o caracol coma mais facilmente o alimento - mas tenha cuidado, leia o rótulo e siga as indicações de uso.

7

A menta ou a sálvia são muito boas para afastar os caracóis do nosso jardim e horta. Se não quisermos plantar, o que podemos fazer é usar estes produtos como adubo e parece que isso afasta os caracóis do lugar; além disso é um bom conselho porque atua como fertilizante natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os caracóis do jardim ou horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Os caracóis adultos põem muitos ovos no chão úmido, debaixo das pedras ou recipientes ou nos restos do jardim. Os ovos rompem em 2 ou 4 semanas. Os caracóis demoram 2 anos para atingir a maturidade.