Como eliminar os ratos de casa

Como eliminar os ratos de casa

Você tem visto fezes de ratos em casa? Viu buracos em caixas de comida? Viu diretamente ninhos de ratos? Estes animais são muito incômodos em casa, mas, além disso, produzem fezes, deixam rastros e até propagam doenças. Além disso, têm uma grande capacidade de multiplicação: uma fêmea pode engravidar até 10 vezes e em cada gestação, ter cerca de 10 crias. Se contarmos... Que horror! Para saber como eliminar os ratos de casa devemos saber que há duas etapas no processo: em primeiro lugar, tampar os buracos por onde podem entrar e, em segundo lugar, eliminar os que já estão dentro de casa.

Passos a seguir:
1

Para selar a nossa casa e não deixar que entrem ratos, devemos observar muito bem todos os cômodos e detectar possíveis lugares por onde poderiam estar entrando. Sele da melhor forma possível estas áreas, sobretudo em paredes, pisos e teto. Use os materiais mais duros possíveis para isso.

Uma vez feito isto, vede toda a comida: não a deixe em caixas de papelão ou sacolas de plástico, é melhor o metal ou o vidro. Desta forma, os roedores não poderão ter acesso à comida, e, portanto, com certeza não voltarão, uma vez que comida é a única coisa que eles procuram.

2

Tampe o lixo, sobretudo o orgânico. Ainda que só tenha restos de comida, para os ratos é mais que suficiente. Pense que eles são excelentes trepadores, portanto, ainda que a sua lixeira seja muito alta, eles podem alcançá-la facilmente. Se você tampar a lixeira e tirar o lixo diariamente para não encher, os ratos não notarão o cheiro da comida e, portanto, não vão querer ir lá parar.

3

A limpeza é muito importante. A cozinha deve estar sempre limpa: a pia, as bancadas, os aparelhos que usa para cozinhar e o chão. Nunca deixe pratos sujos muitas horas, já que estes têm restos de comida e podem chamar a atenção dos ratos.

4

exterminadores de roedores naturais muito eficazes. Por exemplo, a menta afugenta os ratos. Você pode usar óleo de menta, colocar um pouco em um algodão e esfregar as entradas da casa com este óleo, ou também pode comprar diretamente uma planta de menta e colocá-la no chão, também nas entradas da casa. Assim, além de poder usá-la para cozinhar, você pode fazer com que os ratos vão embora e, o que é mais importante, que não voltem.

Veja também: Como acabar com ratos

5

Os gatos são os melhores aliados para acabar com os ratos. Se você tiver um em casa, com certeza que acabará rápido com o problema. Se não tiver gatos em casa, pense na ideia de pedir emprestado um gato para um familiar ou amigo durante uns dias. O efeito do gato sobre os ratos é duplo: não só são a sua comida, como também os roedores fogem sempre que cheiram a urina do pequeno felino. Portanto, coloque uma bandeja com areia e quando o gato fizer as suas necessidades ali, coloque o recipiente em alguma das entradas da casa. Assim você garante que por ali não entrarão mais ratos.

Mas atenção: deixe este método para o final, como última opção. Em umComo.com.br recomendamos os melhores métodos para afugentar os ratos, mas não para matá-los. Ainda que para nós sejam muito desagradáveis, eles são, acima de tudo, seres vivos.

Sugestão: Como dedetizar casas - Produtos e cuidados importantes

6

Os especialistas comprovaram que os ratos são animais muito inteligentes e se habituam rapidamente a viver, por exemplo, com as armadilhas que os humanos colocam. Por isso, recomendamos que você não use sempre o mesmo método para eliminá-los da sua casa, você deverá combiná-los.

Neste artigo de umComo.com.br damos as instruções para fazer um veneno caseiro para ratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os ratos de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.