Como eliminar pragas de roseiras

Como eliminar pragas de roseiras

Sem dúvida, uma das plantas que ficam melhor em um jardim é a roseira. Sejam suas rosas vermelhas, amarelas, rosas ou brancas, não importa o tom, fica bem seja onde for; mas esta planta é tão bonita como delicada, por isso é importante cuidar muito bem dela.

Apesar das atenções adequadas serem importantes, não será necessário gastar muito dinheiro para manter sua roseira em perfeito estado e livre de invasores, pois em umComo trazemos para você alguns remédios caseiros e ensinamos como eliminar pragas de roseiras para garantir a sua saúde e bem-estar.

As pragas mais comuns nas roseiras

Como já dissemos, além de bonita, a rosa é uma planta muito sensível e que precisa de cuidados especiais. Um destes cuidados é mantê-la a salvo das pragas de insetos que podem atacar e fazer com que ela morra. Antes de explicar como eliminar as pragas de roseiras, deve conhecer os insetos mais comuns que atacam esta planta:

  • O pulgão é o inseto mais comum entre os que atacam roseiras. Costuma atacar brotos de rosas e faz com que as folhas se enrolem. Alguns remédios caseiros contra o pulgão ajudarão você a se livrar desta praga.
  • A aranha vermelha ou ácaro; pode ser que não os veja a olho nu mas acredite, estão aí. Para saber se sua roseira tem uma praga de aranhas vermelhas deverá revisar o dorso das folhas; se estiverem amarelas, há uma praga. Se quiser saber mais, leia este artigo sobre como combater a aranha vermelha.
  • Moscas brancas; assim com o ácaro, a parte inferior das folhas se tornará amarela se estes insetos atacarem.
  • Caracóis; tenha cuidado com eles, pois devoram as folhas! Aparecem principalmente após uma boa chuva e são muito nocivos para as nossas roseiras. No nosso artigo como eliminar os caracóis de nosso jardim ou horta revelamos algumas dicas para se livrar deles.
  • Lagartas de roseira; também conhecidas como moscas da roseira, é uma praga quase tão comum como a primeira. Este inseto bota seus ovos sobre as folhas da sua planta e quando eles explodem as larvas devoram as folhas para sobreviver.
  • Cochonilha; é fácil saber se sua roseira tem uma praga de cochonilhas: as folhas estarão pegajosas.
  • Cigarrinha-verde; são especialistas diminutos em camuflagem, passarão despercebidos enquanto tiram uma soneca sob as folhas da sua roseira. O problema deste hóspede é que fará as folhas perderem a cor.
  • Vermes branco; esta é sem dúvida a praga mais perigosa por uma razão: não há forma de saber que está lá. Os vermes brancos atacam as raízes das roseiras até as matar. Uma boa forma de afastá-los é manter a terra adubada.

Se quiser saber mais sobre os insetos que podem atacar seu jardim, em umComo.com.br ensinamos para você quais são as pragas mais comuns nas plantas.

Prevenir é o melhor remédio

Antes de explicar como eliminar as pragas de roseiras, saiba que existem algumas formas fáceis de evitar que uma praga de insetos, parasitas e fungos danifique a roseira. Uma delas é regar sempre apontando para as raízes da planta e não para as folhas. As folhas úmidas acabam desenvolvendo mofo ou outras pragas que podem adoecer a roseira.

Por outro lado, se plantarmos a roseira em um lugar onde possa receber mais de cinco horas de sol diárias a planta crescerá mais saudável e forte e terá mais possibilidades de combater as pragas por si só. Também é importante que não esteja perto de uma árvore com grandes raízes.

Cultivar calêndulas perto das roseiras também é uma boa opção: as calêndulas mantêm as pragas afastadas.

Veja também: Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados

Remédios caseiros contra as pragas das roseiras

Os métodos naturais são os melhores para eliminar as pragas de roseiras, pois além de cuidar do nosso jardim, estaremos respeitando o meio ambiente em benefício de todos. Para isso pode experimentar alguns destes métodos caseiros:

  • Com 5 colheres de sopa de detergente (biodegradável e orgânico) misturados em 3 litros de água você consegue um forte repelente caseiro. Coe o produto resultante para que não fique nada sólido e coloque o líquido em um borrifador. Só falta pulverizar a mistura sobre as roseiras e insetos.
  • Se o problema de suas roseiras forem os fungos, adicione à mistura anterior uma colher de sopa de bicarbonato. Deve misturar bem os ingredientes até que o detergente deixe de produzir espuma; antes de borrifar este repelente recomenda-se arrancar as folhas infectadas.
  • Outro pesticida eficaz é o chá de camomila frio borrifado sobre a roseira ou a mistura de um alho esmagado em uma xícara de água fervendo. Mas tenha cuidado com o alho, se exagerar na dose pode queimar as folhas da planta.

A melhor forma de combater as pragas é usar todos os remédios naturais que conhecemos e não nos conformarmos apenas com um. Para terminar, pode usar outros métodos com os mosquitos e as moscas:

  • Tente pegá-los com uma armadilha pegajosa e atrativa. Por exemplo, pinte um papelão com tinta amarela à prova de água. Depois de seco, aplique vaselina ou geleia de petróleo para atrair os insetos voadores e afastá-los de suas plantas.

Além dos métodos explicados anteriormente, no nosso artigo como controlar as pragas de forma natural damos outros conselhos que ajudarão você a manter todos estes insetos na linha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar pragas de roseiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.