Como envernizar um piso de madeira

Como envernizar um piso de madeira

Neste artigo, ensinamos como envernizar os pisos. É provável que a sua casa tenha piso de madeira que já esteja gasto. Isto acontece muitas vezes devido a falta de substituição ou cuidado. Uma opção para ter um piso mais bonito e brilhante é envernizando-o. Você pode pensar que é um trabalho muito pesado e cansativo, mas o fato é que em dois dias é possível ter um piso novo. Envernizar o piso não leva muito tempo uma vez que cada camada de verniz requer secagem por 24 horas. Se pretende saber como fazê-lo, confira o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como envernizar o piso.

Vai precisar de:
  • Verniz
  • Pincel
  • Lixa de papel nº 00 ou 000
  • Escova
Passos a seguir:
1

Primeiramente, você deve lixar a madeira que deseja envernizar com lixa de papel. A lixa deve ser de número 00 ou 000. É importante que a lixa seja passada na mesma direção das marcas da madeira. Isto é, do frisado.

2

Uma vez lixada toda a madeira que pretende envernizar, limpe todo o pó produzido com uma escova. É importante tirar o pó dos cantos ou divisões.

3

Em seguida, aplique uma camada de verniz brilhante com um pincel. E aqui devemos repetir o que foi feito com a lixa. Devemos passar o pincel na mesma direção das marcas do frisado da madeira. Em seguida, deixe o verniz secar por aproximadamente 24 horas. Uma grande variedade de vernizes para pisos de madeira pode ser encontrada nas lojas especializadas.

4

Após a secagem do envernizado, devemos lixar o piso novamente. É importante lixar de forma suave. E como anteriormente, devemos limpar o pó produzido.

5

Para finalizar, passamos duas camadas adicionais de verniz brilhante ou verniz acetinado. Cada camada deve ser passada com um intervalo de 24 horas.

Leia também: Como fazer cimento queimado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como envernizar um piso de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.