Como escolher a cor do sofá

Como escolher a cor do sofá
Imagem: elmueble.com

Sem dúvida, o sofá é a principal peça de uma sala ou sala de estar. Não só pelo espaço que ocupa, mas porque é a peça que mais usamos deste cômodo. Além disso, o sofá requer um investimento importante, apesar de existir com muitos preços. Por tudo isso, é importante escolher bem o tecido em função da decoração e do resto de elementos que compõem o espaço, com o objetivo de amortecer seu custo. Em umComo ajudamos você a escolher a cor do sofá com critério.

Passos a seguir:
1

O primeiro a considerar na hora de escolher um sofá é pensar onde vamos colocá-lo. Para isso, é importante saber quantos metros quadrados tem o cômodo ou sala onde pretendemos colocá-lo para não errar na nossa escolha. Isto também é importante na hora de escolher a cor do mesmo. Por exemplo, se o cômodo for pequeno, prefira cores quentes como bege, branco ou canela. Estas cores dão uma sensação de amplitude. Se pelo contrário, sua sala for grande, então pode se permitir usar cores mais fortes, como vermelho, o marrom chocolate ou cinza escuro.

2

Se o cômodo onde pretende colocar o sofá for muito luminoso, recomendamos não escolher uma cor escura de sofá, pois a luz do sol eliminaria pouco a pouco a cor do mesmo, envelhecendo-o rapidamente.

3

Outro dado importante é o protagonismo que quer dar ao sofá. Podemos escolher um sofá que se integre com o resto dos elementos do lugar. Seria o caso de um sofá de cor bege com almofadas cinzas em uma sala com paredes brancas e tapete preto. No entanto, outra opção seria escolher um sofá que seja o centro do cômodo, mas nesse caso recomendamos a você escolher uma cor de tecido que coincida com algum elemento do cômodo, como cortinas ou algum quadro, por exemplo.

Imagem: ateliermujer.com
4

Outro elemento importante na hora de escolher um sofá é se quer que o tecido seja liso ou estampado. Atualmente, existem muitos tipos de tecido com os quais pode encapar o sofá. Tudo depende do caráter que queira dar a ele: um toque mais clássico encontra-se nas flores ou listras, um toque mais atual nos tecidos lisos ou com estampas modernas. Lembre-se que a escolha do tecido marcará a escolha das almofadas.

5

A decoração do cômodo é fundamental na hora de escolher um sofá ou outro. Escolha a cor do sofá em função da cor das paredes, das cortinas e dos quadros que tiver nesse cômodo. Outra possibilidade é escolher o sofá primeiro e depois, pintar as paredes e decorar a sala em função da sua escolha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher a cor do sofá, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.