Partilhar

Como escolher aquecedor a gás

Como escolher aquecedor a gás
Fonte: komeco.com.br

O aquecedor a gás, diferente do chuveiro elétrico, permite que você regule a temperatura da água de uma maneira mais precisa. O que garante um banho mais quentinho nos dias mais frios do ano. Por ser um equipamento que requer algumas exigências, tem algumas particularidades e necessita uma manutenção, é preciso adquirir um aquecedor ideal para não ter dores de cabeça com isso no futuro. Para te ajudar, o umCOMO reuniu dicas sobre como escolher aquecedor a gás.

Também lhe pode interessar: Como escolher um aquecedor para o inverno

Vantagens do aquecedor a gás

  • Deixa a ducha mais quentinha, com a temperatura mais regulada o que o chuveiro elétrico;
  • Água com mais pressão;
  • Pode ser instalado em casas e apartamentos;
  • Durabilidade de 10 a 15 anos;
  • Água quente mesmo em caso de falta de luz;
  • A água quente nunca acaba durante o banho;
  • Pode ser utilizado para diferentes pontos de água quente mutuamente;
  • Não tem risco de choque.

Pré-requisitos e desvantagens do aquecedor a gás

  • Necessita pressurizadores e tubulação específica;
  • Consome mais água do que o chuveiro elétrico e a conta no final do mês sai mais cara;
  • Pede uma pressão de 10 a 15 metros;
  • Requer manutenção anual;
  • Tem um custo de instalação.

Qual o melhor aquecedor a gás digital?

Os aquecedores a gás são divididos entre mecânicos e digitais. A principal diferença neles é a maneira em que se ajusta a temperatura. Nos modelos mecânicos, esse ajuste geralmente é feito por dois botões que controla o tamanho da chama e o fluxo da água, estes são os modelos mais baratos mas que exigem uma atenção entra quanto à sua ventilação.

Já nos digitais, o controle da temperatura é feito através de um painel digital de maneira mais precisa. Junto com essa facilidade, eles têm uma placa eletrônica que otimiza o consumo de gás e mantém o fluxo constante da água mesmo quando a chama está mais baixa. Os aquecedores digitais são mais recomendados por questões de praticidade e segurança.

Na hora de escolher o melhor aquecedor a gás digital é importante considerar a capacidade de vazão do aparelho. Essa medida é o que determina o quão potente será aquele aquecedor perante às fontes de água que ele alimenta. É por isso que na hora de escolher aquecedor a gás, você não deve escolher o mais barato, e sim aquele que esteja de acordo com a estrutura da sua casa.

Assim, para consegui que o vendedor te indique o aquecedor a gás digital ideal, saiba qual é a vazão do seu chuveiro e pense em todos os pontos de consumo que serão atendidos por esse aquecedor, isso inclui duchas, torneiras, pias e banheiras. A partir disso, vpcê consegue decidir se é melhor escolher um aquecedor por acumulação, que é mais indicado para grandes volumes, ou um aquecedor por passagem, que são aqueles que esquentam a água a partir do momento em que você abre a torneira ou ducha.

Além dessas informações, confira se a sua casa tem os pré-requisitos citados no item anterior.

Qual a melhor marca de aquecedor a gás?

Não existe uma marca específica que seja considerada a melhor de todas. No entanto, algumas delas são bem conhecidas no mercado de aquecedores a gás:

  • Lorenzetti
  • Komeco
  • Bosch
  • Rimnai
  • Rheem

Aquecedor a gás para apartamento

Os aquecedores a gás poden funcionar perfeitamente em um apartamento. O importante é saber se o prédio possui sistema pronto para a instalação desse tipo de aparelho. Além de prestar atenção nos requisitos já comentados anteriormente, para instalar um aquecedor a gás em apartamento o proprietário também precisa saber o tipo de gás fornecido no apartamento: Gás Natural (GN) ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A instalação desse tipo de aparelho deve ser sempre feita por um profissional qualificado e credenciado pela empresa para manter a garantia do produto. Os aquecedores atuais já são bem compactos e se encaixam em vários lugares. Ainda assim, é importante escolher um local coberto, mas com ventilação ou chaminé.

Para entender melhor, entenda como funciona um aquecedor de água a gás.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher aquecedor a gás, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como escolher aquecedor a gás

Como escolher aquecedor a gás
Fonte: komeco.com.br
Como escolher aquecedor a gás

Voltar ao topo da página