Como escolher as cores para pintar a cozinha

Como escolher as cores para pintar a cozinha

Quer mudar a cozinha? Para dar um toque novo a este espaço é necessário mudar aspectos como, por exemplo, a cor das paredes, já que dependendo da tonalidade que você lhe der conseguirá um ambiente novo e diferente. Existem muitas combinações possíveis que você pode aplicar na cozinha e estes terão de ser escolhidos segundo o efeito que você procura, já que tanto a cor como a saturação cromática conseguem afetar de forma diferente o humor das pessoas. Neste artigo de umComo.com.br vamos dar uma série de conselhos sobre como escolher as cores para pintar a cozinha para que você consiga, assim, ter a casa dos seus sonhos.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que você deve saber antes de escolher as cores para pintar a cozinha é que as pinturas mais recomendadas são aquelas de grande durabilidade e que, além disso, não requerem solventes. São feitas à base de água, por isso são de muito fácil aplicação e sua secagem demora apenas 30 minutos. Além disso, dispõem de muitas cores diferentes para que você escolha a que mais se adequa ao seu estilo de vida.

Posto isto, a primeira coisa que se deve avaliar antes de decidir o tom de tinta são diferentes aspectos como:

  • O espaço
  • A luz
  • As paredes e o chão (se têm azulejos, se são lisos, etc.)
  • Os móveis e equipamentos eletrodomésticos
  • O tipo de tinta que quer (brilhante, mate, acetinada, etc.)

Todos estes elementos devem ser avaliados, já que com a combinação de todos eles você encontrará a chave de uma cozinha bem decorada e com a harmonia que deseja.

2

Uma das cores que costuma ser mais usada para pintar uma cozinha é o branco, já que dá ao cômodo um toque de luz e de higiene, perfeito para este espaço da casa. Esta é uma boa opção para as cozinhas mais pequenas ou que não dispõem de muita iluminação, já que o branco dará uma sensação de amplitude e de luminosidade.

Mas se a cor branca lhe parecer entediante, você poderá dar um toque de contraste com uma cor chamativa e colocá-la em uma das paredes ou escolher os móveis que componham a cozinha com esta tonalidade. Será uma forma original e muito pessoal de decorar a sua cozinha.

3

Se você gosta das cores mais escuras como, por exemplo, cinza, azulado ou, inclusive, preto, recomendamos que use os elementos que compõem a cozinha como contraste da escuridão e opte por acessórios brancos ou de metal que conseguirão dar mais luz ao espaço. Este tipo de tinta precisa que o cômodo esteja corretamente iluminado e, se possível, que disponha de janelas ou de luz exterior, caso contrário o efeito será muito opaco.

4

Uma opção muito jovem e alegre é escolher cores vivas para a cozinha. Por exemplo, os tons amarelos, laranjas ou vermelhos são perfeitos para equipar este cômodo dando-lhe luminosidade, um aspecto jovem e um ambiente confortável e acolhedor para passar um bom momento. Se escolher tons como o vermelho considere que será necessário também ter uma boa iluminação e que seja ampla porque, caso contrário, poderia ser muito vibrante e um pouco agressiva.

Uma boa opção é pintar apenas uma ou duas paredes com estes tons e o resto da cozinha deixar branca, assim, você brincaria com o contraste, mas dando um pouco de respiração a esse cômodo. Um conselho que deve ter em conta é que, se tiver uma mesa para comer na cozinha, o melhor é optar por cores quentes como o laranja que convidam a comer e descansar.

5

Entre as cores mais clássicas que há para pintar as paredes de uma cozinha encontramos os tons pastel, pois deixam o ambiente relaxado, além de criar um espaço confortável e que convida a se acomodar. Cores como o pau-rosa, o amarelo claro, o azul celeste ou o verde claro são boas opções para conseguir uma cozinha um pouco mais clássica, mas que mantém uma essência romântica perfeita para as casas mais elegantes.

Em umComo.com.br damos alguns conselhos a respeito de como decorar uma cozinha com pouco dinheiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher as cores para pintar a cozinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.