Escolher cortinas

Como escolher cortinas para o quarto

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher cortinas para o quarto

Quer colocar umas bonitas cortinas em seu quarto mas não sabe por onde começar? Continue lendo, porque com estes simples conselhos poderá mudar o seu quarto. As cortinas cumprem uma importante função estética, pois são um dos mais relevantes acessórios no quarto. Podem fazer com que um espaço tenha mais luz, tenha uma imagem excelente ou pareça maior. Em umComo.com.br explicamos para você como escolher cortinas para o quarto.

Também lhe pode interessar: Como escolher a cor das cortinas
Passos a seguir:
1

Vamos dar alguns conselhos muito simples para tomar a decisão de escolher as melhores cortinas para seu quarto. A ideia é que com este acessório potencie ao máximo a decoração do interior desse quarto, de modo que um dos aspectos fundamentais é que as cortinas combinem com a decoração da casa.

Uma boa ideia para escolher essas cortinas é usar uma paleta de cores para escolher os tons mais apropriados, uma vez que deve seguir um estilo que combine com a decoração geral desse espaço tão pessoal. Se já tiver escolhido cortinas antes e só quiser substituir, terá bem mais claro quais as cores que quer utilizar. Olhe para seu quarto, suas paredes, o tecido das almofadas e verá a faixa que predomina para escolher o tom das cortinas. Se tiver dúvidas, pode escolher cores neutras, pois elas nunca falham.

Em umComo damos alguns conselhos para que saiba como escolher a cor das cortinas.

2

Outro fator que deve considerar para escolher cortinas para seu quarto é pensar no tipo de tecido. Se for colocar em uma janela onde bate muito sol, a melhor escolha é utilizar linho, seda ou veludo, pois são materiais muito resistentes ao sol e muito duradouros com o tempo.

Mas se quiser que o seu quarto seja mais escuro, pode limitar a entrada de luz com cortinas mais grossas; aqui poderia escolher um forro ou veludo para que a luz solar não penetre tanto. Quanto ao tecido, é recomendável consultar a sua composição e verificar que não fica com bolinhas. Também é relevante que tenha algum tratamento ignífugo, para que no caso de incêndio não pegue fogo.

Como escolher cortinas para o quarto - Passo 2
3

Para escolher as melhores cortinas para seu quarto terá que considerar seriamente o tamanho desejado. Antes de comprar ou encomendar cortinas sob medida, deve tirar as medidas exatas da altura e da largura, segundo o que queira colocar ou precise.

Para medir deverá considerar tanto a largura da janela como a largura que deseja que a cortina cubra. Se o seu quarto tiver os tetos baixos e for pequeno, é preciso que as cortinas sejam mais longas e cheguem quase ao chão, assim parecerá que o espaço é bem mais amplo.

4

Já referimos antes que as cortinas devem estar em harmonia com a decoração do quarto, mas não devem ser iguais à roupa de cama ou o tecido dos móveis, caso contrário parecerá que o quarto onde dorme é bem mais pequeno e estressante. Também deve considerar a espessura do tecido pois isso ajudará a que o quarto atraia a luz em maior ou menor medida.

Não cometa o erro de escolher todas as cortinas da casa iguais, pois cada espaço é único e deve ser personalizado; cada cômodo de sua casa tem uma utilidade e deve adaptar as cortinas a cada um. Não é o mesmo escolher umas cortinas para a cozinha que para o quarto, na cozinha precisará de luz para poder trabalhar e um tecido que seja resistente a mais lavagens. No quarto, a luz talvez seja secundária e poderá optar por um tecido que se destaque pela sua beleza e não por sua durabilidade e resistência às lavagens. E se quiser mudar ou colocar cortinas na sala, confira também este outro artigo onde damos algumas dicas para que saiba como escolher as cortinas da sala.

Como escolher cortinas para o quarto - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher cortinas para o quarto, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como escolher cortinas para o quarto