Partilhar

Como escolher um colchão

Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher um colchão

Passamos cerca de um terço da nossa vida a dormir. Se vivermos 60 anos, 20 serão passados num colchão. Já tinha pensado nisso? Agora imagine a importância de escolher o colchão ideal. Não pode ser muito duro, mas também não pode ser muito mole. O colchão tem de permitir uma postura confortável e correta durante o sono. Quando se deita no colchão deve ser capaz de identificar resiliência. Ou seja, o colchão adapta-se ao formato do seu corpo mas é capaz de voltar ao formato original quando você se levanta. Cada um tem as suas caraterísticas de eleição para um colchão. Não compre o produto sem experimentar. Perca a vergonha e deite-se nele. Perceba se ele é ideal para você. O umComo mostra-lhe como escolher um colchão. As suas noites passarão a ser mais descansadas.

Também lhe pode interessar: Como escolher um bom colchão

O colchão ideal

Apesar das recomendações dos especialistas, o colchão ideal para si será sempre aquele em que se sente mais confortável. Uma noite de sono é essencial para o seu bem-estar e para a sua qualidade de vida.

Um bom colchão deve ceder ao formato do seu corpo, por isso é que não pode ser nem muito mole, nem muito duro. Ele deve apoiar a sua coluna, não forçá-la. O colchão ideal tem que distribuir uniformemente o seu peso e sustentar as diferentes partes do corpo. O ideal é um meio termo, que não seja nem muito mole, nem muito duro. Um colchão muito mole não sustenta de maneira equilibrada as partes mais pesadas do seu corpo e pode provocar o desalinhamento da coluna vertebral. Por outro lado, o colchão demasiado duro pode provocar tensão muscular.

Quando escolher um colchão tenha em conta o seu peso e altura, a densidade do colchão tem de ser compatível com esses factores. No caso dos colchões para casais, deve ter em conta as características do cônjuge maior. Não importa muito que seja de molas ou de espuma, mas tem de se adaptar ao seu corpo. O colchão ideal tem de manter a coluna reta e as partes mais pesadas do corpo, ombros e quadril, devem conseguir afundar ligeiramente. Deve ter a mesmo postura deitado que tem se estiver em pé.

Conheça agora diferentes tipos de colchões. Depois vá à loja e deite-se. Experimente o colchão antes de o comprar pelo menos por 5 minutos. Se sente que fica confortável e atende ao seu biótipo compre e comece a dormir bem.

Assim como é importante a escolha de um colchão adaptado a si e às suas necessidades, também o é a escolha de um bom travesseiro, por isso não deixe de conferir as nossas dicas para fazer a melhor escolha possível.

Como escolher um colchão - O colchão ideal

Tipos de colchões

  • Espuma de poliuretano: Este colchão é feito de espuma e tem várias opções de densidade de acordo com as características de cada pessoa. Pode ajustar o colchão ao seu peso e altura. É mais barato que o de molas e a sua durabilidade é de aproximadamente dois anos.
  • Mola do tipo Bonnel: Este colchão é feito com molas de aço entrelaçadas entre si e cobertas com um camada fina de espuma. É direcionado para solteiros, suportando um peso médio de 100 quilos. Quando você se mexe de um dos lados do colchão, o outro balança. Dura cerca de 10 anos e é bastante pesado.
  • Molas ensacadas: Este colchão tem a particularidade de ter as molas de fio de aço acondicionadas individualmente. As molas funcionam individualmente, e assim a superfície que não está com pressão mantém-se equilibrada. Estes colchões têm normalmente uma camada de espuma em cima das molas, para garantir mais conforto. Tem uma durabilidade de cerca de 10 anos também.
  • Viscoelástico: Este tipo de espuma não deforma com o peso do corpo. Tem a capacidade de se moldar aos contornos de cada um e acaba por memorizá-los, proporcionando bastante conforto. Se quer manter o seu colchão sempre limpo, então aprenda a limpar um colchão viscoelástico no nosso artigo.
  • Látex: Este colchão é produzido a partir de um material sintético derivado da borracha. Não esquenta e tem um material bem macio. Dura em média uns cinco anos. Para manter o seu colchão em excelentes condições, confira as nossas dicas para limpar um colchão de látex.
  • Ortopédico: Este colchão é mais duro que os outros pois tem uma tábua de madeira entre as camadas de espuma. Dura cerca de 10 anos.
Como escolher um colchão - Tipos de colchões

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um colchão, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como escolher um colchão

1 comentário
A sua avaliação:
NIURA BRUM
TENHO FIBROMIALGIA E LÚPUS GOSTARIA DE UM COLÇHÃO FIRME MAS N DURO POIS MINHA COLUNA E DORES NO CORPO SÃO TERRÍIVEIS .PESO 100 KG

Como escolher um colchão
1 de 3
Como escolher um colchão

Voltar ao topo da página