Partilhar

Como escolher uma boa estufa

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher uma boa estufa

Com a chegada do inverno as nossas plantas precisam de se refugiar das temperaturas baixas, especialmente aquelas de origem tropical ou as que não suportam as geadas que acontecem nas noites mais frias dos meses de inverno, que são a grande maioria. Para protegê-las utilizamos estufas, muito úteis uma vez que os raios de sol atravessam a superfície de vidro, expeto uma pequena parte que será refletida. Os raios que atravessam o vidro conseguem aumentar a temperatura dos nossos cultivos. Mas a escolha de uma estufa não é fácil devido a uma grande variedade de formatos e tamanhos das mesmas. Como decidimos? Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como escolher uma boa estufa.

Também lhe pode interessar: Como escolher uma planta de Natal
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é decidir se os nossos cultivos podem suportar as temperaturas na zona em que habitamos. Dependendo do tipo de vegetais, poderão suportar temperaturas baixas (como o espinafre), mas se esse não é o caso devemos passar ao seguinte passo.

2

Em função do tamanho da nossa horta, o tipo de estufa será de uma determinada forma. Além disso, podemos ter viveiros. Neste caso, existe a possibilidade de cultivar as nossas sementes nos viveiros propagadores que melhorarão a germinação das sementes, com uma tampa transparente e respiradores.

3

Para vasos ou mesas de cultivo, é melhor utilizar mini estufas e estufas para solo. Existem diferentes tamanhos e materiais e podemos colocar os vasos que quisermos lá dentro.

4

No caso de hortas grandes no jardim, existem diferentes possibilidades. Podemos cobrir os nossos cultivos por filas utilizando tuneis de cultivo ou, se preferir, existem estufas maiores, de maior altura em que não só se encaixam na nossa horta, como também podemos colocar vasos de diferentes alturas utilizando prateleiras. Existem inclusive estufas do tamanho adequado para tomateiros.

5

O material da estufa pode ser de madeira, combinada com plástico. É recomendável para as estufas de solo de um tamanho pequeno porque são bastante decorativas, mas no caso de ter um tamanho maior são difíceis de transportar.

6

As de alumínio são um pouco mais caras, mas têm um design bastante original. Existem tamanhos muito grandes com janelas para a ventilação. Tratam-se de estufas com uma estrutura muito estável.

7

No caso das de vidro são muito mais caras e de estrutura fixa, de construção muito mais difícil, embora sejam bastante úteis nas zonas de temperaturas frias durante quase todo o ano.

8

As estufas de plástico cumprem as mesmas funções e são bastante mais econômicas e fáceis de pôr e retirar. Normalmente têm uma estrutura de aço, acompanhada por uma luva térmica de PVC que se poderá fechar normalmente com fecho.

9

Agora que conhece os diferentes tipos de estufas, apenas depende de si e do tipo de horta que tenha em casa, assim como a zona em que vive. É muito fácil proteger as nossas plantas para que cresçam de forma saudável!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma boa estufa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como escolher uma boa estufa

Como escolher uma boa estufa
Como escolher uma boa estufa

Voltar ao topo da página