Geladeira

Como escolher uma geladeira

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher uma geladeira

Escolher a geladeira lá de casa pode não ser uma tarefa muito fácil. Isto porque uma geladeira é um eletrodoméstico que pode ter uma duração média de 10 a 20 anos, ou seja, durante a vida trocamos mais vezes o carro do que a geladeira. Sem contar que a geladeira é dos electrodomésticos que mais falta fazem em casa, pois é nela que se conserva a maioria da nossa comida evitando assim desperdiçarmos muito do que consumimos. Se a sua geladeira avariou ou pretende comprar uma nova, confira os conselhos do umComo para saber como escolher uma geladeira.

Também lhe pode interessar: Como mover uma geladeira

Passos a seguir:

1

No mercado existem vários tipos de geladeiras, por isso vamos passar a explicar as suas versões e quais as suas maiores vantagens e desvantagens.

Vamos começar por explicar os diferentes formatos existentes no mercado de geleiras.

2

Geladeira de uma porta:

Este é um dos modelos mais comuns de encontrar, para além disso é aquele que possui um preço mais acessível. Neste tipo de geleiras a zona de congelar não é a melhor devido a não estar numa divisão própria. A maioria destes tipos de geladeiras não tem frost-free, o que faz com que estas acumulem gelo na zona de congelar.

Como escolher uma geladeira - Passo 2
3

Geladeira Duplex:

Neste tipo de geladeiras existem duas portas, em que uma porta dá acesso ao freezer e outra ao refrigerador que se encontra na parte inferior. Estas são das mais vendidas a nível mundial e aqui existe uma grande variedade de escolha e, também uma variação nos seus preços muito grande, dependendo do seu tamanho, funções e consumo de eletricidade.

Como escolher uma geladeira - Passo 3
4

Geladeira inverse:

A geladeira inverse funciona de maneira contrária à Geladeira Duplex, enquanto que a geleira dulplex tem o refrigerador em baixo e o freezer na zona de cima, a geladeira inverse funciona ao contrário, ou seja, refrigerador em cima e o freezer em baixo. O objetivo desta modificação foi para facilitar o uso, porque visto que a zona de refrigeração é a mais utilizada de forma geral, faz sentido estar numa zona mais acessível.

Como escolher uma geladeira - Passo 4
5

Geladeira side by side:

As geladeiras side by side geralmente são utilizadas em espaços grandes porque permitem guardar uma grande quantidade de produtos. Neste caso, de um lado é o freezer e do outro o refrigerador. Aqui o freezer tem um espaço bem maior comparado com qualquer uma das alternativas mostradas anteriormente.

Como escolher uma geladeira - Passo 5
6

Geladeira french door:

Estas são as geladeiras que são ainda menos comuns nas nossas casas, isto por serem as mais recentes no mercado e devido ao seu elevado preço. Esta geladeira também funciona como a Geladeira inverse, onde o refrigerador é em cima e o freezer em baixo.

Como escolher uma geladeira - Passo 6
7

Tamanho da geladeira:

Agora que já conhecemos os diferentes tipos de geladeiras existentes no mercado temos de pensar no tamanho que pretendemos.

O tamanho da geladeira vai depender muito do tipo de usuário, onde terá de ficar consciente que os litros anunciados pelo fabricante nunca correspondem ao real devido à existência de prateleiras que fazem com que esse espaço seja reduzido.

Os tamanhos podem variar entre os 120 litros até aos 600 litros, em que para uma família de 4 membros uma geladeira de 300 a 400 litros é o ideal.

8

Restrição do tamanho da cozinha:

Também é necessário pensar no tamanho da cozinha, porque quando se trata de instalar uma nova geladeira é necessário que compre uma de dimensões ideais para o espaço onde a deseja instalar.

9

Do que é que precisa?

Faça uma lista das suas necessidades em relação à geladeira. Responda às seguintes perguntas: Quantas vezes faz compras por mês? Muitos dos produtos que compro precisam de ir para a geladeira? Costuma dar jantares ou fazer festas em casa? Vive à custa de comida congelada? Todas estas perguntas vão ajudá-lo a decidir o que você precisa para a sua geladeira.

Para além destas perguntas, confira abaixo algumas características interessantes que pode encontrar:

Frost-free - É um sistema de refrigeração que controla a temperatura e evita a criação de gelo.

Dispensador de água externo - Isto é uma bolsa presente na geladeira que contém água e que evita que sempre que precisa de água fresca tenha que abrir a geladeira, poupando assim energia.

Dispensador de gelo externo - Este dispensador contém a mesma função que o dispensador de água externo, fornecendo por sua vez gelo.

Gavetão - Esta é uma gaveta que está presente na maioria das geladeiras que lhe permite armazenar frutas, verduras e legumes.

Resfriamento rápido - Esta função pode ser útil para quando necessita de gelar bebidas em pouco tempo.

10

Marca:

Existem diversas marcas de geladeiras no mercado, como é caso da Brastemp, Eletrolux e Samsung. A Brastemp tem uma grande vantagem comparando com muitas outras marcas que é a personalização. Esta dá-lhe uma grande liberdade para escolher como quer a sua geladeira e, como é óbvio este tipo de geladeira tem com a desvantagem do preço elevado que pode chegar a ser até 25% superior às suas marcas concorrentes.

11

Agora com todas estas dicas será muito mais fácil chegar à loja de eletrodomésticos e escolher a geladeira ideal para si. E, uma vez que leve a nova geladeira para casa convém saber quanto tempo deve esperar para a ligar, esclareça tudo no nosso artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher uma geladeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Monica Zappa
Texto muito bom, encontrar uma geladeira de acordo com o tamanho da casa também deve ser um item a ser pensado, já que alguns modelos são mais altos, mais baixo ou largos.
1 de 6
Como escolher uma geladeira