Partilhar

Como evitar o mau cheiro nos ralos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
Como evitar o mau cheiro nos ralos
Imagem: mundowalmart.com.br

Em uma moradia, são inúmeros os problemas que surgem ao longo de toda sua vida útil. Um dos mais conflituosos, dada sua persistência e extensão, é o mau cheiro que com a passagem do tempo se gera e desprende dos canos, encanamentos e ralos. Em umComo.com.br vamos mostrar para você como evitar o mau cheiro nos ralos de sua casa, alguns conselhos úteis com os quais melhorará sua qualidade de vida.

Também lhe pode interessar: Como tirar o mau cheiro do encanamento

Causas do mau cheiro

Habitualmente, o mau cheiro que vem dos ralos de uma moradia, seja esta uma casa ou apartamento, é consequência do mau uso que se faz de seus encanamentos. Isto acontece porque, em certas ocasiões, estas funcionam como depósitos de resíduos, por isso evitar esta prática é fundamental para não gerar uma deterioração progressiva das instalações.

A manutenção é a chave

Para não cair nestes erros, além do conselho que estabelecemos no ponto anterior, é importante evitar o mau cheiro dos ralos implantando um hábito de manutenção dos mesmos, acrescentando as doses de limpeza suficientes destes elementos, básicos em toda a casa.

Soluções infalíveis

Atenção às obstruções. Devemos retirar aqueles objetos que não deixam passar água. Em mais de um caso o mau cheiro deriva destes elementos, pois criam um acúmulo de resíduos desnecessário.

Limpeza dos sifões. Pensados para neutralizar o mau cheiro, é fundamental que periodicamente sejam limpos. A esta atividade também devemos acrescentar a extração da tampa de limpeza, para evitar a persistência de resíduos geradores do mau cheiro dos ralos.

Cuidado com os produtos químicos usados. Quando isto se produz, é importante diluir seu conteúdo e prevenir possíveis reações tóxicas, pois é muito provável que estes produtos entrem em contato com nossa pele.

Uso da soda cáustica e derivados. De caráter tóxico, também tem que ter cuidado com seu uso e evitar reações. Este produto, principalmente sua versão de 200 miligramas diluída em água quente, funciona para arrastar qualquer obstáculo, levando com ela o cheiro que acumulam estes elementos.

Soluções caseiras

No entanto, se tudo isso não conseguir acabar com o mau cheiro dos ralos de sua moradia, sempre podemos usar as soluções de nossas avós. Para isso, deve se misturar vinagre (um copo), meio litro de água, 100 gramas de bicarbonato, verter pelo encanamento e imediatamente no mesmo lugar, a mesma quantidade de água fervendo. Verá como o mau cheiro desaparecerá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o mau cheiro nos ralos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como evitar o mau cheiro nos ralos

Como evitar o mau cheiro nos ralos
Imagem: mundowalmart.com.br
Como evitar o mau cheiro nos ralos

Voltar ao topo da página