Como evitar os piolhos

Como evitar os piolhos

O regresso às aulas pode provocar também a chegada desses minúsculos, porém incômodos, parasitas que transitam de cabeça em cabeça nas crianças e que põem em alerta os professores e a família das crianças. Os piolhos e lêndeas provocam coceira e irritação no couro cabeludo e são contagiosos com o contato direto de compartilhar brincadeiras no colégio. Esta condição afeta especialmente crianças de entre 3 e 11 anos, por isso em umComo vamos lhe dar algumas dicas para saber como evitar que os piolhos seguindo alguns simples conselhos.

Passos a seguir:
1

O primeiro a fazer para evitar os piolhos é lavar e pentear o cabelo de nossos filhos diariamente. É falso esse mito que diz que os piolhos vão para cabelos limpos, lavar o cabelo é uma boa forma de combater os piolhos.

2

Identificar os primeiros sinais desta infeção é fundamental para agir rápido, por isso recomenda-se revisar a cabeça do seu filho uma vez por semana, especialmente atrás das orelhas e do pescoço, na parte da nuca. Isto irá permitir-nos agir rápido se detetarmos alguma lêndea ou virmos que o nosso filho coça a cabeça com frequência.

3

É fundamental não compartilhar com outras crianças os pentes ou toucas de piscina, deste modo conseguimos evitar que os piolhos se transmitam através destes meios. Deve dizer esta recomendação com frequência ao seu filho para que se lembre da importância de não compartilhar os seus utensílios pessoais.

4

Uma boa forma de evitar os piolhos é aplicar loções preventivas com o objetivo de diminuir as chances de contágio. É importante não confundir estas loções com produtos adequados para a eliminação dos piolhos e lêndeas, uma vez que se trata de cosméticos diferentes.

Uma excelente forma de utilizar estes produtos é colocando-os nos pentes, deste modo ficarão com esse produto e assim será mais fácil de os distribuir pela cabeça da criança.

5

É muito importante que quando nosso filho se contagiar com os piolhos comecemos o tratamento contra o parasita o quanto antes para evitar uma proliferação que complique a sua eliminação. Do mesmo modo, é fundamental avisar a escola para que tomem as medidas pertinentes e informem os outros pais para verificarem a cabeça dos seus filhos.

Existem diversas substâncias próprias para a eliminação dos piolhos, entre as mais destacadas encontram-se a dimeticona e a permetrina, portanto os produtos que as tiverem serão altamente eficazes para combater esta incômoda praga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Os piolhos são insetos marrons de 2-3 mm, móveis e suas lêndeas são ovos brancos colados na base do cabelo (não se desprendem facilmente como a caspa).