Manter os mosquitos afastados

Como evitar picadas de mosquito

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar picadas de mosquito

Onde há um clima quente e uma umidade importante aí estarão os mosquitos, à espreita para se alimentarem com o nosso sangue e gerar-nos incômodas picadas que, em casos concretos, podem levar a várias doenças. Nos países de clima tropical considerados endêmicos, uma picada de mosquito pode transmitir doenças como a dengue, a malária ou a chikungunya, enquanto que nas zonas em que estes vírus não existem as suas picadas são igualmente incômodas, gerando coceira e marcas das quais gostaríamos de nos livrar. Por isso, em umComo explicamos-lhe como evitar picadas de mosquito e garantir o seu bem-estar.

Também lhe pode interessar: Como construir uma rede de mosquitos

Passos a seguir:

1

Se for passar muito tempo no exterior e se encontrar em uma zona na qual há muitos mosquitos, é importante que a sua pele esteja bem coberta. Tape as zonas mais propensas a picadas como os braços e as pernas com peças adequadas que sejam de cor clara e que se encontrem previamente pulverizadas com repelente, assim evitará que estes insetos lhe piquem por cima da roupa.

É muito importante usar sempre peças de cores claras, evitando ao máximo as escuras porque o calor atrai ainda mais os mosquitos, ou muito chamativas, uma vez que virão diretamente ter com você se usar tons berrantes.

2

Em casa é importante tomar precauções para manter estes insetos longe e evitar assim picadas de insetos. Uma boa forma de o fazer é com os repelentes elétricos, perfeitos para usar em casas não muito grandes durante a noite pois ajudam a evitar a incômoda presença desta praga. Eles são bastante eficientes pelo que convém tê-los em conta.

Como evitar picadas de mosquito - Passo 2
3

Se vive numa zona em que os mosquitos são uma presença constante, então é hora de aumentar as medidas preventivas e instalar redes metálicas nas janelas. Esta solução é muito mais eficiente que dormir com um mosquiteiro, pois permitirá ter as janelas da sua casa abertas durante o dia sem medo que se encha de mosquitos.

Nos países com clima tropical são muito habituais e recomendáveis.

Como evitar picadas de mosquito - Passo 3
4

Se for viajar para uma zona em que os mosquitos abundam ou vive em uma zone onde doenças como a dengue, a malária ou a chikungunya estão muito presentes, evitar picadas de mosquito não é apenas importante como também é fundamental para garantir a nossa saúde e bem-estar.

Por isso, há uma medida excelente que pode levar a cabo, trata-se de adicionar cápsulas de vitamina B1 aos cremes corporais que usa ou ingerir este suplemento por via oral para afugentar estes insetos. Esta medida, que foi debatida pelos investigadores, na prática funciona muito bem, tudo se deve a que a vitamina B1 faz com o nosso corpo deite junto com a transpiração um aroma ácido que se torna desagradável para os mosquitos.

As pessoas que realizam viagens à selva ou a zonas tropicais também podem optar por uma injeção de vitamina B12, igualmente eficiente para evitar picadas de mosquitos.

Como evitar picadas de mosquito - Passo 4
5

Se quer alternativas mais naturais para evitar as picadas de mosquitos então alguns óleos essenciais serão a sua melhor opção. O aroma de certas plantas desagrada muito os mosquitos, pelo que estes insetos se manterão longe se aplicar na sua pele repelentes naturais feitos com óleos essenciais de plantas como a citronela, o tomilho, a árvore do chá, o eucalipto ou a lavanda. Além disso, pode acender velas ou incensos destas plantas para que os insetos estejam o mais longe possível de sua casa.

Se quer saber como fazer alguns destes produtos naturais convidamos você a ler os nossos artigos:

Como evitar picadas de mosquito - Passo 5
6

Ter plantas aromáticas em casa, especialmente perto de janelas e varandas é outra solução, embora não seja absoluta, para dissuadir os mosquitos a entrar na sua casa. Dado que os aromas que desprendem não são do seu agrado há menos probabilidade de que se aproximem da sua casa ou que entrem pelas janelas em que têm este tipo de plantas. O manjericão, a lavanda ou o tomilho são excelentes opções que além disso dão um ótimo cheiro à sua casa.

Como evitar picadas de mosquito - Passo 6
7

E se está em uma zona em que a praga de mosquitos é grande então pode aplicar soluções maiores para diminuir a presença destes insetos na sua casa e evitar assim as suas picadas. Todas as soluções que mencionamos anteriormente são eficientes, mas para as reforçar e garantir ao máximo o seu êxito nada melhor que fazer uma armadilha para mosquitos que lhe permitirá acabar com alguns deles.

Precisará apenas de uma garrafa de plástico, açúcar, água e seguir as instruções que lhe damos no nosso artigo como fazer uma armadilha para mosquitos. O resultado irá surpreendê-lo.

8

Além de todas estas recomendações para evitar picadas de mosquitos, é importante que junto da sua casa não existam águas paradas ou água armazenada em barris e baldes. Este tipo de lugares são propícios para a reprodução de mosquitos e também para que os mesmos se infetem com doenças virais que podem nos transmitir com a sua picada.

No caso de haver um foco de infeção ou uma presença muito alta de mosquitos na sua zona de residência, contatar os organismos de sanidade da sua comunidade para uma fumigação é uma excelente forma de reduzir esta praga e garantir a sua saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar picadas de mosquito, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como evitar picadas de mosquito