Como evitar pragas nos tomateiros

Como evitar pragas nos tomateiros

Os tomateiros são plantas propensas a sofrer pragas de diversos tipos. Pulgões, aranhas, mosca branca, vermes... Existem múltiplas doenças que podem afetar os tomateiros, desde sua raiz até às folhas ou o fruto. Se deseja cultivar tomates e quer que estes estejam saudáveis e em perfeito estado, preste atenção ao seguinte artigo. Em umComo.com.br damos alguns conselhos sobre como evitar pragas nos tomateiros. Siga estes simples truques, você conhecerá os tipos de pragas que os tomateiros podem sofrer e saberá como agir perante elas.

Passos a seguir:
1

Geralmente, para evitar as pragas nos tomateiros, use os pesticidas adequados e com moderação. Assim, conseguirá manter o tomateiro afastado de possíveis ameaças. Lembre-se que os produtos químicos destruirão as pragas daninhas para seu cultivo. Consulte em uma loja especializada qual é o produto apropriado para o tomateiro.

2

Lembre-se: é melhor prevenir do que remediar. Observe seus tomateiros com frequência e atue ao mínimo sintoma de infecção. Também, recomendamos que lhes dê sempre os nutrientes necessários para que fiquem mais fortes.

3

Se seu tomateiro já se infectou, elimine qualquer parte que evidencie tal infecção. Lembre-se de que se não fizer isso, será mais fácil que a infecção se reproduza e a praga acabe afetando toda a planta.

4

A rotação de cultivo é um sistema muito interessante que evitará a propagação das pragas. Deste modo, deverá alternar o cultivo de tomates com outras plantas e ir deixando que a terra se oxigene.

5

Após estes conselhos naturais informamos sobre os tipos de praga que mais afetam os tomateiros. Caso você reconheça algum sintoma em seu tomateiro, vá a uma loja de jardinagem ou viveiro habitual para agir com rapidez contra a praga.

6

O pulgão é um dos insetos que mais afeta os tomateiros. Causa deformações e amassaduras em suas folhas durante o crescimento.

Veja mais em: Como matar pulgão preto nas plantas

7

A aranha vermelha, por outro lado, é um ácaro que se desenvolve nas folhas e que faz com que estas mudem de cor. Os primeiros sintomas causam manchas amarelas ou pontos nas folhas. Esta praga costuma aparecer em épocas de muito calor e baixa umidade.

8

Se seus tomateiros estão em uma estufa é possível que sofram a praga de vasate. Este ácaro faz com que o talo do tomateiro queime e depois escureça as folhas e inclusive os tomates, como focos. Evolui sempre de forma crescente, desde o talo até à parte superior da planta. Costuma aparecer em momentos de muito calor, mas com baixa umidade ambiental.

9

Outra praga comum nos tomateiros é a mosca branca que amarela e debilita a planta mediante suas larvas. Estas absorvem a seiva das folhas, danificando-as e impedindo o desenvolvimento normal do tomateiro.

10

Os vermes de solo também afetam o desenvolvimento do tomateiro. Existem diversos tipos de verme: o verme cinza, o branco, os vermes de arame ou os conhecidos mosquitos da umidade. Todos eles afetam as raízes dos tomateiros, onde penetram e produzem nelas nódulos que obstruem seus vasos, impedindo assim a absorção de minerais e nutrientes. Os sintomas mais evidentes são desde o murchamento até ao nanismo ou a clorose. Estas pragas são perigosas já que são transmitidas com facilidade através da água.

11

Existem muito outros tipos de praga. Consulte profissionais especializados sobre o assunto, eles darão a solução adequada para acabar com tais pragas e fazer com que seus tomateiros cresçam saudáveis.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar pragas nos tomateiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.