Como evitar que as andorinhas façam ninhos

Como evitar que as andorinhas façam ninhos

Como humanos, invadimos tanto os espaços naturais de algumas espécies que agora elas convivem entre nós, o que em certas ocasiões pode se transformar em um problema. É que um ninho de andorinhas na nosso varanda, terraço ou na janela do nosso quarto pode ser muito incômodo para nós, no entanto, se quiser impedir que isto aconteça, a primeira coisa que se deve lembrar é de evitar machucar estes animais e seus ovos, pois a finalidade não é ferir mas sim impedir que se aninhem em seus espaços. Quer saber como conseguir isso? Em umComo.com.br explicamos para você como evitar que as andorinhas façam ninhos na sua casa.

Passos a seguir:
1

As andorinhas são aves migratórias e por isso costumam aparecer em grande quantidade durante a primavera ou quando esta estação do ano está começando. As migrações em massa podem ser um problema para algumas pessoas, que encontram que a sua varanda, telhado, janelas ou terraços são o espaço ideal para que estas aves façam ninho.

Evitar este problema é possível, mas nunca deveremos ferir estas aves, seus ovos ou filhotes; a ideia é evitar que o ninho seja elaborado sem maltratar estes animais. Na realidade, é importante lembrar que em alguns países a lei proíbe destruir os ninhos das andorinhas enquanto eles estiverem habitados; por isso, quando o ninho já tiver sido construído, deverá esperar até que o abandonem para tomar as medidas necessárias.

2

Uma das formas mais eficazes para evitar que as andorinhas façam ninhos é proteger a zona onde habitualmente constroem com redes contra os pássaros, deste modo será impossível fazer um ninho nesta zona e irão para outro lugar. Devido ao tamanho destes animais recomendam-se as redes de quadrados de 19 milímetros protegendo as zonas mais comuns de criação.

3

Os sistemas de pinos, usados habitualmente para os pombos, também são uma solução muito eficiente com uma alta porcentagem de sucesso. No entanto é importante instalá-los corretamente para que funcionem, pois no caso das andorinhas, elas aninham na parede mesmo com o teto por cima, motivo pelo qual os sistemas de pinos devem ser instalados nesta zona apontando para baixo.

Além disso, recomenda-se consultar o vendedor para adquirir o modelo mais adequado para este objetivo.

Imagem: soeterwebshop.nl
4

Há alguma solução que implique menor investimento de dinheiro para evitar que as andorinhas façam ninhos? A resposta é sim, existe uma alternativa econômica que pode manter estas aves afastadas das zonas problemáticas: é a linha de pesca ou fio de nylon transparente.

Esta linha gera nas andorinhas uma sensação de perigo, fazendo-as sentir que ao cruzar a barreira que criamos com ela poderiam ficar presas, tornando-se uma solução eficaz. É importante que, no caso de colocar perto de tetos ou varandas, a linha vá de ponta a ponta e separada da parede de fundo, como uma espécie de barreira, deste modo quando a ave se aproximar detectará a linha e fará o ninho em outro lugar.

5

Outra solução muito eficiente para evitar que as andorinhas aninhem nos espaços da nossa casa é dissuadi-las com o brilho, algo que costuma espantar muitas aves. Uma forma econômica de fazê-lo é com papel de alumínio; só precisa de cortar tiras de papel de alumínio de 3 centímetros de largura por pelo menos 30 centímetros de comprimento e distribuir ao longo de uma corda. Depois, estique a corda de ponta a ponta como explicamos no passo anterior; isso ajudará a impedir que os animais façam o seu ninho em áreas da sua casa já que o brilho deste material com o sol não agrada nada a estes animais.

Para esta alternativa também pode utilizar outros materiais que brilhem, por exemplo, pedaços de CD e DVD velhos que tenha em casa, que são ótimos para evitar os ninhos.

6

O gel repelente de aves, usado popularmente para evitar que os pombos e outras aves pousem nos parapeitos de janelas e varandas, também funciona muito bem para impedir que as andorinhas possam a construir seus ninhos. Só deverá espalhar o gel com uma distância aproximada de 8 centímetros por baixo do teto, o espaço que estas aves costumam usar para começar os ninhos.

Esta solução impede que as andorinhas consigam aderir direito o barro na parede, com um efeito que pode durar vários anos.

7

Se nenhuma destas alternativas parecer adequada, pode consultar uma loja especializada para adquirir um aparelho de ultrassom especial para dissuadir estes animais de criar ninhos em sua casa. Um profissional poderá informar sobre a sua eficiência e qual é o melhor lugar para colocá-lo.

8

E se as andorinhas não forem seu único problema e precisar ainda controlar outros invasores do seu lar, então convidamos você a ler nossos artigos:

  • Como espantar moscas
  • Como repelir as abelhas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que as andorinhas façam ninhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.