Lavar roupa de cor

Como evitar que minha roupa desbote

Como evitar que minha roupa desbote
Imagem: sunny7.at

Um problema frequente com a roupa, especialmente com aquela de cores intensas como o preto, o azul marinho ou o vermelho, é que às vezes, ao ser tingida através de processos de baixa qualidade, tem a tendência de soltar tinta durante a lavagem. Isto se torna um inconveniente, especialmente quando ao desbotar, outras peças que se encontram na lavagem acabam manchando. Já aconteceu com você? Conosco também! Por isso em umComo.com.br explicamos a você como evitar que sua roupa desbote.

Também lhe pode interessar: Como lavar os jeans
Passos a seguir:
1

O primeiro passo que é fundamental para evitar que sua roupa desbote, é ler as instruções de lavagem. Estas nos darão as chaves que precisamos saber a respeito da temperatura da lavagem ou do processo que devemos seguir a fim de preservar a peça em bom estado.

Mas nem sempre é fácil interpretar estas instruções, por isso convidamos você a consultar nosso artigo o que significam os símbolos da roupa para você saber lê-los corretamente.

2

Quando compramos uma peça colorida não sabemos se a mesma desbotará até a lavarmos, no entanto, há uma boa forma de evitar surpresas. Lave a peça de roupa à mão e para enxaguá-la misture em dois litros de água uma colher de sopa de ácido bórico, um produto químico de venda livre que normalmente é usado como inseticida, mas que tem um excelente efeito sobre a roupa. Isto ajudará a que a roupa não volte a desbotar.

Como evitar que minha roupa desbote - Passo 2
3

Uma das formas mais clássicas e simples de evitar que sua roupa desbote é colocando-a de molho em água com sal. Dado que é conveniente fazê-lo antes da primeira lavagem, e que muitas vezes não sabemos se a roupa desbotará, o melhor conselho é aplicar este truque em todas as peças novas coloridas que comprarmos.

Misture água muito fria e sal em abundância (se for sal marinho, melhor ainda) e mergulhe a peça. Deixe-a de molho por meia hora. Tenha em consideração que se as peças forem de diferentes cores você deve colocá-las de molho em recipientes separados e nunca juntas.

Como evitar que minha roupa desbote - Passo 3
4

Classificar a roupa para lavar é muito importante para prevenir acidentes, mas o que acontece se você não conseguiu evitar que sua peça desbotasse e esta manchou outra roupa? É possível corrigir este erro com um truque caseiro.

Ferva em um litro de água várias folhas de louro, permitindo que as mesmas estejam na água em ebulição durante pelo menos 15 minutos. Depois você deverá esperar até este líquido esfriar, retirar as folhas de louro e depois introduzir as peças manchadas durante uma hora. Você verá que ao retirá-las, elas estarão novamente perfeitas.

Como evitar que minha roupa desbote - Passo 4
5

Se você não tiver louro à mão, outro alimento de uso mais cotidiano poderá ajudar você: o ovo. Ferva em um litro de água várias cascas de ovo durante aproximadamente 15 minutos. Deixe arrefecer, coe e acrescente a peça manchada por uma hora. O resultado será tão bom como com as folhas de louro.

Como evitar que minha roupa desbote - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que minha roupa desbote, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
milaine
Gostei bastante dos artigos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Milaine, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: sunny7.at
1 de 5
Como evitar que minha roupa desbote