Como evitar que minha roupa encolha ao lavá-la

Como evitar que minha roupa encolha ao lavá-la
Imagem: mamaslatinas.com

Há duas situações que podem nos causar um enorme aborrecimento quando lavamos nossa roupa: elas podem desbotar e manchar o resto, ou qualquer de nossas peças pode encolher e depois ficam justas ou pequenas. No entanto, evitar que isto aconteça é possível seguindo algumas instruções básicas, por isso em umComo.com.br explicamos como evitar que sua roupa encolha ao lavá-la para mantê-la no melhor estado possível.

Passos a seguir:
1

A primeira e mais importante sugestão para evitar que a roupa encolha ao lavá-la, é ler sempre as instruções de lavagem. Os símbolos presentes nas etiquetas de nossas roupas explicam com detalhe o modo adequado para lavá-las e evitar danos; a maior parte das vezes cometemos o erro de não ler as recomendações, o que pode causar o encolhimento de nossa roupa.

Se não tiver muito claro o que querem dizer estes sinais, convidamos você a consultar nosso artigo o que significam os símbolos da roupa para que possa esclarecê-los.

Imagem: juloli.blogspot.pt
2

Verifique a temperatura da água que estabelece para os ciclos de lavagem. Lavar com água quente aumenta a possibilidade de que sua roupa encolha, por isso aquelas roupas delicadas com tendência a reduzir seu tamanho devem ser lavadas sempre em um ciclo de água fria.

Se deseja economizar nas faturas de casa e manter sua roupa em bom estado sem encolher, então é conveniente fazê-lo não só no caso de algumas roupas, mas sempre.

3

Outra das alternativas para evitar que sua roupa encolha é evitar a todo custo usar a secadora, pois devido ao calor, este eletrodoméstico costuma fazer com que as fibras diminuam seu tamanho, impossibilitando o uso de muitas de nossas roupas. O melhor é secar sua roupa ao ar livre ou estendê-las dentro de casa.

4

Também é importante que tenha em conta o tipo de roupa que deseja lavar e suas necessidades individuais. Por exemplo, as roupas que indicam que devem ser lavadas à mão é importante que não entrem na lavadora, ou correm o risco de encolher e deteriorar. É conveniente lavar estas peças de roupa com água fria ou morna, nunca quente.

Também é importante usar um detergente adequado e de qualidade, que ajude você a cuidar de sua roupa e a mantê-la perfeita por mais tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que minha roupa encolha ao lavá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.