Passar a roupa

Como evitar que o ferro manche a roupa

Como evitar que o ferro manche a roupa

É possível que quando vamos passar nossa roupa nos deparemos com uma situação desagradável, que é o aparecimento em nossas peças de diferentes manchas que vêm do ferro. Isto faz com que tenhamos que voltar a fazer todo o processo de lavar e passar, por é importante evitar que este eletrodoméstico danifique nossa roupa. Por isso, a seguir em umComo propomos a você como evitar que o ferro manche a roupa de maneira que não volte a sofrer com este problema.

Também lhe pode interessar: Por que meu ferro mancha a roupa

Índice

  1. Limpeza do ferro
  2. Adeus às manchas do ferro
  3. Limpeza alternativa
  4. Conselhos na hora de limpar o ferro

Limpeza do ferro

Para evitar que a roupa se manche quando é passada, basta ter este aparelho cuidado de forma correta e preparado para realizar sua função. De fato, o desprendimento de partículas do ferro é comum se não for limpo como é devido, por isso recomendamos a você que cuide dele e aprenda a tirar os restos de sujeira. De seguida, mostramos a você como fazê-lo com dicas simples.

Adeus às manchas do ferro

Para se desfazer das manchas que se formam no ferro, você deve recorrer a dois elementos que não falham: o vinagre e o bicarbonato de sódio. Com eles realizará uma limpeza eficaz do seu ferro e, sobretudo, econômica.

No entanto, é bom que tome duas precauções antes de pôr mãos à obra. De um lado, confirmar que o ferro se encontra desligado e, de outro, constatar que esteja frio. Com ambos os requisitos já poderá começar a limpar o eletrodoméstico.

Para isso, pegue em um pano e verta sobre ele a água e o vinagre, jogando também uma pitada de bicarbonato de sódio. A partir daí só precisa passar sobre a base de aço esta mistura de forma suave, realizando movimentos circulares para remover as partículas de sujeira mais facilmente.

Limpeza alternativa

O vinagre e o bicarbonato não são a única solução para deixar de sofrer com as manchas na sua roupa ao passá-las. Assim, também se recomenda utilizar papel manteiga e sal. Para isso, verta o sal sobre o papel e segurando o ferro frio, deverá passar sua base ao longo dele, de modo que a sujeira fique presa ao sal.

Para voltar à situação inicial e para que seu ferro pareça novo só precisa utilizar um polidor para metais e passar suavemente sobre a superfície do ferro.

Se seu ferro é a vapor, interessará a você este artigo sobre como limpar um ferro a vapor.

Conselhos na hora de limpar o ferro

Para manter o ferro limpo e assim não afetar a sua roupa é importante limpar o depósito que contém a água. Para isso, utilize o conteúdo que sobrar do vinagre e do bicarbonato e coloque no reservatório de água do ferro.

A seguir, ligue o ferro e espere esquentar, utilizando o vaporizador para misturar os orifícios da superfície deste eletrodoméstico. Desta forma evita-se que se produza um acúmulo de água.

Ainda assim, também é importante passar um pano levemente úmido sobre o ferro cada vez que for recolher a roupa da máquina de lavar ou passar uma peça específica. Isso facilitará a manutenção do aparelho e você não terá surpresas de última hora.

Em umComo damos a você algumas dicas para limpar o ferro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o ferro manche a roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Virgínia Santos
Porque meu ferro molha a roupa
deisinha
Adorei o artigo..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Deisinha, muito obrigada ;)
Como evitar que o ferro manche a roupa