PARTILHAR

Como evitar roubos em casa

Como evitar roubos em casa

A nossa casa é o espaço onde nos sentimos seguros, onde descansamos e compartilhamos com a família sem as ameaças do exterior. Mas quando ela sofre um assalto, a insegurança e vulnerabilidade se apoderam de nós pois sentimos que nossa privacidade foi invadida. No entanto, esta situação complexa pode ser evitada com a prevenção, tomando algumas medidas úteis que ajudam a evitar que os ladrões se aproximem do nosso lar. Em umComo.com.br explicamos como evitar roubos em casa.

Também lhe pode interessar: Como evitar roubos em casas de veraneio

Melhorar a segurança

Em muitos apartamentos e casas acaba sendo simples entrar e roubar, simplesmente porque não contam com as medidas básicas de segurança. Normalmente são instalações antigas que não foram melhoradas pelos donos, transformando-se em alvo fácil para os ladrões. Por isso é conveniente:

  • Instalar portas maciças adequadas, com fechaduras especiais para evitar o acesso fácil à moradia. É fundamental se acostumar a trancar bem a porta quando entrarmos e sairmos de casa.
  • As portas devem ter sempre um olho mágico, dessa forma podemos saber quem bate sem a necessidade de deixar que um estranho entre em casa.
  • Da mesma forma, as janelas devem ser resistentes e seguras, com um bom sistema de fechamento eficaz para evitar que possam ser abertas facilmente desde fora.
  • Muitos ladrões entram nas casas através de portas corrediças, por isso é fundamental que um profissional instale uma boa porta corrediça com uma fechadura resistente e eficaz, que conte também com articulações que evitam que possa ser forçada ou desinstalada para entrar na casa.
  • Se mudar para um apartamento com portas e janelas antigas que não podem ser trocadas completamente, pelo menos fale com um serralheiro ou profissional para encontrar a forma de melhorar sua segurança e fazer que ela seja mais resistente.
  • Sempre que sair de casa ou durante as noites, quando for dormir, é recomendável fechar as janelas.
  • Recomenda-se a instalação de alarmes antirroubo se moramos em uma propriedade muito grande, se passamos muito tempo fora de casa, se temos muitos objetos de valor na casa ou vivemos em uma área de alto risco com muitos roubos.
Como evitar roubos em casa - Melhorar a segurança

Nas casas: a iluminação é fundamental

As pessoas que moram em casas sempre devem ter um bom sistema de iluminação que ajuda a transformar o lar em um local menos vulnerável. Os ladrões são amigos da escuridão, pois ela permite que eles possam se esconder e entrar nas casas sem serem vistos, por isso:

  • Recomenda-se instalar lâmpadas de baixo consumo na porta principal da casa e em todas as entradas, para manter essas áreas vulneráveis sempre iluminadas.
  • As áreas adjacentes à casa, como jardins, também devem estar bem iluminadas. A luz tipo refletor é uma boa opção, mas se deseja economizar pode instalar um sistema com sensores de movimento que acende cada vez que alguém passar por essa zona.
  • No momento de instalar seu sistema de iluminação, deixe-se aconselhar por um profissional. O ideal é que as luzes fiquem fora do alcance de qualquer visitante (convidado ou não), dessa forma não poderá ser desativada ou as lâmpadas não poderão ser quebradas.
Como evitar roubos em casa - Nas casas: a iluminação é fundamental

Quando viajamos

Para os ladrões, o melhor momento de roubar uma casa é quando eles têm certeza que ela está vazia: durante as nossas férias. Por isso é importante tomar alguns cuidados quando planejamos deixar a casa durante vários dias ou semanas:

  • Não torne público o fato de que vai sair de férias. É algo que só os mais chegados devem saber, mas não todo mundo, dessa forma é menos provável que certos ladrões fiquem sabendo.
  • Assegure-se antes de sair de casa que fechou tudo direito, todas as janelas, portas corrediças e portas da casa. Qualquer distração pode fazer que sua casa vire o alvo perfeito de um roubo.
  • Se vai passar muito tempo fora de casa é importante que ela pareça habitada. O melhor é instalar temporizadores nas luzes para que elas acendam e apaguem em uma hora escolhida, assim será mais difícil identificar se você está ou não em casa.
  • Se a viagem é longa peça a algum vizinho, amigo ou familiar que pegue suas cartas. Não há melhor indicativo de que a casa está vazia do que uma caixa de correio transbordando de cartas e contas.
  • Ative o alarme antes de sair de casa se tiver um instalado na mesma.
  • Baixe o volume da campainha do seu telefone. Pode parecer um conselho estranho, mas desta forma será mais difícil saber que não existe ninguém em casa, pois não teremos um telefone tocando dia e noite sem ninguém para atender.
  • As persianas que abrem e fecham automaticamente também são uma ótima alternativa para simular que tem gente em casa.
  • Nunca coloque a bagagem no carro na frente de todos ou no meio da rua. Você nunca sabe quem pode estar olhando e se toda a família com sua bagagem entrar no carro e for embora, fica muito claro para os ladrões que a casa está sozinha. Esta recomendação é importante principalmente para pessoas que moram em casas.
Como evitar roubos em casa - Quando viajamos

Medidas de prevenção quotidianas

Outras recomendações para o dia a dia podem ajudar a evitar assaltos à casa:

  • Nunca entre em casa sem olhar ao redor antes, não sabe se alguém está lhe seguindo para entrar com você.
  • Jamais abra a porta do prédio a desconhecidos que tocam o interfone: correio comercial, vendedores ambulantes, homem do gás. Muitas vezes são truques para entrar no local e assaltar o apartamento mais vulnerável.
  • Se não estiver esperando ninguém, não abra a porta de casa a nenhum desconhecido. Qualquer pessoa pode entrar em seu apartamento com a desculpa de que é para uma pesquisa, para checar o gás ou para qualquer outra coisa.
  • Use o olho mágico! ele foi inventado para evitar este tipo de coisas.
  • Quando alguém tocar a campainha ou interfone dizendo ter um pacote para esse endereço, pergunte a nome de quem. Se realmente for para a sua casa eles dirão, caso contrário o mais provável é que "seja um engano".
  • Se em seu edifício ou em algum edifício próximo estiverem remodelando a fachada e existem andaimes instalados, é muito importante você aumentar as medidas de segurança e fechar muito bem todas as portas e janelas. Muitos ladrões aproveitam essas estruturas para escalar até os andares e entrar nas casas pelas janelas. Uma oportunidade perfeita para roubar tudo o que quiserem.
  • Fundamental: nunca deixe o portão do prédio aberto, nem a porta da sua casa. Feche muito bem com chave, e se ao sair lembrar que esqueceu de alguma coisa, não entre para procurar deixando a porta aberta pois em apenas alguns segundos alguém poderia entrar na sua casa.
Como evitar roubos em casa - Medidas de prevenção quotidianas

Todos somos vulneráveis

É importante lembrar que nenhum de nós está livre de ter sua casa assaltada, por isso é necessário ser preventivo, seguir estes conselhos e investir tempo e dinheiro na nossa segurança. Esta é a melhor forma de evitar um péssimo momento sendo assaltado na nossa própria casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar roubos em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
joice carlos
eu sofro roubo na minha casa sempre, e nunca recuperei meus bens. Assim xtou em depressão por causa do problema. o que posso fazer?
Conrado
Boa tarde, Sara! Gostei muito do artigo, apenas não vi nada em torno de sistema de contenção e detecção. Muitos deles podem ser uma ferramenta poderosa para os moradores, pois os mais modernos como o da Argus Control fornecem a famosa segurança interativa. Um abraço.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Conrado, que bom saber que você gostou da informação! Vamos ter esse ponto em conta para uma próxima vez ;) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! :)
Como evitar roubos em casa
1 de 5
Como evitar roubos em casa

Voltar ao topo da página ↑