Como fazer amaciante de roupa caseiro

Como fazer amaciante de roupa caseiro

Fazer o seu próprio amaciante de roupa caseiro é muito fácil. E para além disso é econômico e ecológico, porque para a elaboração de amaciante de roupa caseiro só se usam ingredientes baratos e que não contaminam o ecossistema. O amaciante que lhe vamos ensinar a fazer a seguir deixa a roupa suave, é bom para fixar as cores, especialmente da roupa escura e é bom para a máquina, uma vez que ajuda a eliminar o calcário da água e os resíduos de sabão. Por não conter produtos químicos agressivos para o meio ambiente e para a pele é especialmente indicado para a lavagem da roupa de pessoas com pele sensível e para a roupa de bebê.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

A quantidade de água e de vinagre branco a utilizar, irá depender da quantidade de amaciante que pretender fazer. Assim, por cada 2 partes de água deverá de utilizar 1 parte de vinagre branco. Por exemplo, pode misturar 2 xícaras de água por cada xícara de vinagre.

2

De seguida, adicione uma parte de bicarbonato de sódio muito lentamente. O bicarbonato de sódio é efervescente, ao adicioná-lo vai se formar muita espuma. Quanto mais depressa o fizer mais espuma se irá formar. Continuando o exemplo o acima, pode adicionar uma xícara de bicarbonato de sódio (uma parte).

3

Mexa até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

4

O amaciante caseiro está pronto, no entanto se quiser dar mais suavidade e um pouco de perfume à sua roupa pode juntar umas gotas de óleos essenciais, de lavanda, de amêndoas, de coco ou o que preferir.

5

Utilize o amaciante caseiro do mesmo modo que o amaciante comercial habitual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer amaciante de roupa caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Para fazer amaciante em casa é recomendável o uso de luvas ao misturar os ingredientes.