Como fazer aromatizador de ambiente

Como fazer aromatizador de ambiente
Imagem: pinterest.com

Sabe aquele gostinho que dá quando você entra numa casa bem cheirosa? Casas assim têm mais personalidade, são acolhedoras e harmoniosas, convidam você a permanecer mais tempo nelas e tornam todo o ambiente mais especial. É possível perfumar sua casa com aromatizador comprado, mas em geral esses produtos são caros. A alternativa é fazer você mesma um aromatizador, e neste artigo de umComo.com.br lhe ensinamos como fazer aromatizador de ambiente caseiro. Você vai ver que ainda vai gostar mais desse do que os das lojas!

Passos a seguir:
1

Para fazer seu aromatizador de ambiente caseiro, deverá reunir os seguintes ingredientes: álcool de cereais, água filtrada, essência à sua escolha (sem óleo), varetas de madeira ou palitos de churrasco, um frasco de vidro com tampa e um outro frasco de vidro com abertura estreita. As medidas de cada produto dependem da quantidade de aromatizador que você quer produzir por isso, para criar uma flagrância bem marcante, use dez gotas de essência para cada 250 ml de álcool. A quantidade de água varia: você pode optar por colocar água na mesma proporção que o álcool, para o perfume ficar suave, ou menos quantidade para ficar mais forte.

Imagem: ekyval.com
2

Existem várias essências para escolher e você pode colocar diferentes em cada cômodo de sua casa, de forma a criar um ambiente único em cada espaço. Nós aconselhamos eucalipto e menta para o banheiro porque combina bem com a frescura deste cômodo; camomila, baunilha e alfazema para o quarto, pois são aromas relaxantes; aromas quentes para a cozinha tais como canela e citrinos e, para a sala uma essência floral ou mística consoante o ambiente que quiser criar.

Imagem: dicasparadecorar.com.br
3

Para preparar o aromatizador comece por colocar o álcool e a água no frasco de tampa. Em seguida adicione as gotas de essência ao frasco até conseguir a intensidade de perfume que desejar. Tampe o frasco e agite ligeiramente. Bem simples!

Imagem: momentodaarte.com.br
4

O passo seguinte é muito importante: deverá guardar o frasco por 7 dias num local escuro, ou envolto num saco, o importante é que não apanhe luz. Este truque irá fazer com que a flagrância fique mais intensa e perdure mais ao longo do tempo. No entanto, se estiver com pressa, pode ignorar este passo, o perfume irá ser notado na mesma, mas não de forma não intensa.

Imagem: sherolvinhas.blogspot.pt
5

Passado o tempo de repouso aconselhado, é hora de preparar seu aromatizador para ser exposto! Este tipo de objeto funciona muito bem como decoração de cômodos, por isso verta o líquido no frasco de abertura estreita, coloque as varetinhas, enfeite o frasco com um laço e, se quiser, pode ainda adicionar corante para conferir cor ao líquido. E está pronto!

Imagem: www.elo7.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer aromatizador de ambiente, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Aromatizadores caseiros são uma ótima ideia para oferecer de presente. Fica a dica!
  • Lembre-se que um aromatizador pode causar grande transtorno a pessoas com enxaquecas ou rinites. Se você ou alguém em sua casa sofrer desse mal, faça a experiência e veja quais as reações de forma a saber se é boa ideia ou não manter um aromatizador em sua casa.