Como fazer balões de papel voadores

Como fazer balões de papel voadores

Os balões de papel flutuam no céu quando se aquece através de uma chama da mesma maneira que um balão de ar quente. Inventado na China há mais de 2.000 anos, estes balões que voam chamam-se "Khom Fay" ou "Khom Loy" na China, o balão voador original foi construído a partir de um arco de bambu com folhas finas de papel unidas para uma bolsa ou cubo. Mas qual é o princípio físico destes balões mágicos? O ar quente enche o balão e voa, alimentado por uma vela acesa ou um pedaço de pano embebido em óleo. A diferença das primeiras épocas, é que em vez de enviar informação ao exército, muita gente escreve mensagens e desejos nos seus balões antes de enviar para o céu.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Pegue num saco de plástico transparente ou papel de seda agarrando nas folhas de modo a formar uma bolsa.

2

Por outro lado, faça a base onde iremos por as velas que aqueceram o ar do balão e que farão com que voe. Pegue numa folha de 10x10 centímetros de papel de alumínio.

3

Cole 4 velas ao papel de alumínio com a sua própria cera. As velas devem estar em forma de diamante à mesma distância umas das outras para equilibrar o peso e permitir um voo correto.

4

O próximo passo é criar a base do balão voador. Se o saco que pegou para o balão mede de base (zona de abertura) 30 centímetros vamos fazer uma base para suportar as velas de 30x1,7 = 51 centímetros.

5

A base será feita com canudinhos de plástico unidos entre si metendo um dentro do outro até que se consiga uma cruz de 51 centímetros. Unimos a cruz com fita adesiva.

6

Agora temos um saco, a cruz que será a base de suporte das velas e as velas em cima do papel de alumínio. O próximo passo para fazer um balão voador é unir a cruz de plástico ao saco, vamos uni-las com fita adesiva.

7

Depois de colar a base ao saco só falta colar o papel de alumínio com as velas à base em cruz. Como é lógico as velas devem ficar com o rastilho para cima para que o ar quente entre dentro do saco de plástico.

8

Cole a base de papel de alumínio com as 4 velas à base em cruz criada com fita adesiva.

9

Para acender as velas mantenha as pontas do saco levantadas e acenda as velas com um isqueiro ou com outra vela. É importante que outra pessoa o ajude.

10

Espere um pouco até que as velas aqueçam um pouco o ar no interior do balão voador, em alguns minutos verá que a o balão vai inchando e começará a voar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer balões de papel voadores, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Os canudinhos são o material mais adequado para fazer a base do balão voador.
  • Fazer o balão voador é mais fácil com duas pessoas.
  • Não lance em dias ventosos.
  • Não o faça se estiver a chover.
  • Lembre-se, o seu balão é um potencial perigo de incêndio, você é responsável por qualquer dano que possa causar.