Como fazer cactos coloridos - Tudo sobre eles!

Como fazer cactos coloridos - Tudo sobre eles!

Os cactos atraem uma legião de fãs por serem plantas fáceis de cuidar e com um aspecto bonito. Com a popularização deles e adaptação descomplicada em ambientes distintos, a cada dia vemos novas espécies em diferentes tamanhos e formatos. Hoje em dia também já não é raro ver cactos coloridos em lojas especializadas, o que desperta a curiosidade de muita gente. Se você também quer saber mais sobre essa planta, o umCOMO preparou um guia sobre como fazer cactos coloridos e tudo o que você precisa saber para ter um.

Cactos coloridos: mudas, espécies e história

Reza a lenda que o primeiro cacto colorido surgiu em uma estufa no Japão de maneira não intencional. Eles eram vermelhos e foram considerados uma mutação dos cactos convencionais, o mesmo fenômeno que acontece com a rosa-do-deserto. A partir de então, os cientistas passaram a reproduzir essa mutação que agrada aos olhos de muita gente e a pesquisar outras cores e os cuidados que esse tipo de planta merece. Então, cai, literalmente, por terra a ideia dos cactos coloridos artificialmente. Apesar de modificados, eles não são pigmentados.

As espécies mais conhecidas pelas tonalidades exóticas são:

  • Gymnocalycium mihanovichii
  • Chamaecereus silvestrii
  • Echinopsis chamaecereus

As cores mais comuns de cactos coloridos são vermelho, amarelo, laranja e o rosa, que pode florescer no verão.

A técnica mais simples para conseguir os cactos coloridos é o enxerto, que consiste em unir a parte superior de uma espécie com a parte inferior de outra. Isso explica o fato de muitos deles terem o topo colorido e a base verde. No caso dos cactos, essa técnica já é muito usada mesmo com espécies que não são coloridas.

Onde encontrar cactos coloridos?

Hoje em dia os cactos coloridos estão populares a ponto de serem encontrados até mesmo em supermercados que vendem flores, inclusive na versão de mini cactos coloridos. Além disso, você também pode adquiri-los em lojas virtuais. O preço dos cactos coloridos pode variar entre R$2 a R$30 pela internet.

Veja também: Os melhores cactos para decorar a casa

Como plantar um cacto colorido

Com qualquer uma das espécies mencionadas, a melhor forma de reproduzi-las a partir de uma muda é através do enxerto. Como os cactos coloridos possuem muito menos clorofila do que os 'normais', eles precisam ser enxertados em cactos verdes com mais clorofila.

O ideal é que o enxerto seja realizado na primavera ou verão. Para plantar um novo cacto colorido você precisa ter um exemplar do colorido e um cacto tradicional verde saudável, que é conhecido como 'cavalo', com no máximo 2 anos de vida. Uma semana antes realizar o transplante adube o cacto com um pouco mais substrato e água do que o normal para prepará-lo para a 'cirurgia'. Então, siga esse procedimento:

  1. Para o corte, utilize uma faca ou estilete afiado esterilizado e limpo com álcool. Isso evita machucar a planta;
  2. Então, no procure o meio do comprimento do cacto de base verde, realize um corte horizontal reto, tirando a ponta da planta;
  3. Realize o mesmo corte no cacto colorido, porém, na parte em que você deseja transferir. Se for na parte da flor, retire-a inteira e com cuidado com os espinhos;
  4. Acomode a flor no topo da base do cacto cortado;
  5. Com um elástico ou fita, amarre-a levemente de modo que ela não se mova e consiga criar raízes. Em lojas específicas de jardinagem você pode encontrar fitas e elásticos específicos para enxertos;
  6. Agora, é o momento de ter paciência e esperar que o tempo faça a parte de cima e crie raízes. Tenha paciência e repare a cada dia como planta se tornará uma só e você finalmente terá o seu próprio cacto colorido.

Veja também: Guia completo sobre como fazer suculentas coloridas

Cuidados com os cactos coloridos

Diferentemente dos cactos convencionais, as mutações coloridas são consideradas plantas sensíveis e mais difíceis de se cuidar. Elas exigem cuidados mais complexos:

  • Solo: recomenda-se o uso de substrato mais poroso e com pouca matéria orgânica;
  • Rega: nunca se deve encharcar. A rega deve sermoderada na primavera e verão e quase nula no inverno (período de dormência). Evite molhar as folhas e tente fazer com que a água chegue diretamente à terra, quanto mais profunda, melhor;
  • Luz: cultivo a meia-sombra. O ideal é evitar a exposição solar direta;
  • Fertilização: pode-se usar fertilizantes a base de potássio, preferencialmente na primavera ou verão;
  • Transplante: se você deseja transplantar o cacto para outro vaso, prefira as estações mais quentes para fazer isso. Faça isso sempre que o solo estiver seco e aproveite para remover as raízes mortas. Se as folhas têm cortes, é uma ótima oportunidade para passar un fungicida sobre elas. Na dúvida sobre qual usar, sugerimos o fungicida caseiro à base de leite e bicarbonato;

Mesmo com todos os cuidados a expectativa de vida dos cactos coloridos é mais baixa do que os que não foram alterados. Um cacto colorido costuma viver menos tempo do que um convencional. Os mesmos cuidados valem para mini cactos coloridos, sempre em proporções menores.

Sugestão: Como cuidar de mini cactos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cactos coloridos - Tudo sobre eles!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.