Como fazer cerca de bambus

Como fazer cerca de bambus
Imagem: foreverbamboo.com

Planta milenar e a que cresce mais rápido no mundo – algumas espécies chegam a cerca de 1,30 metros por dia – tem feito sucesso entre os amantes de artesanato, decoração, arquitetura e paisagismo. O bambu é admirado e cada vez mais adotado por ser versátil, resistente, barato, sustentável, de fácil combinação com móveis e demais objetos, e por deixar os ambientes com um ar mais natural. Além de usá-la para criar diferentes construções e arranjos, confira abaixo as dicas do umComo.com.br de como aplicar esta espécie para fazer uma cerca privativa e decorativa de bambus.

Vai precisar de:
  • Bambus para as colunas - a quantidade varia de acordo com o tamanho que você escolheu para a sua cerca
  • Bambus para as telas transversais e suportes - a quantidade varia de acordo com o tamanho das colunas
  • Corda
  • Fita métrica
  • Furadeira e broca para furo de fechadura
  • Martelo
  • Nível
  • Pá ou escavador de buracos
Passos a seguir:
1

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, apenas fazer furos no chão para fincar bambus secos, enfileirando-os e amarrando-os com uma fita da forma que preferir, NÃO é a maneira mais correta de preparar o seu trabalho com bambus.

2

Comece cavando buracos com até 30 cm de profundidade e, no mínimo, 1,20 m de distância entre si e distribua as estacas de bambu. Nivele a altura dos bambus com uma corda.

3

Para evitar que o bambu apodreça, já que permanecerá no solo úmido por muito tempo, e ainda ajudar na fixação, você pode martelar colunas de madeira tratada em cada buraco e prendê-las com concreto para que sejam amarradas ou encaixadas nos bambus.

4

Se preferir, você também tem a opção de fixar vergalhões de até 60 cm de comprimento no chão para segurar as estacas. Assim, deverá empurrá-las com força para baixo para que o vergalhão fique totalmente inserido no interior do bambu.

Imagem: www.paraferro.com.br
5

Desenhe marcas de 15,25 cm; 30,35 e 60,95 cm a partir da extremidade das varas. Após, faça furinhos suaves nestas marcas para que o bambu não rache e estrague o trabalho. Depois de concluídos os furos em todos os bambus, aumente a força com a furadeira para perfurá-los até o fim.

Imagem: www.yvypora.wordpress
6

Para as placas de bambu transversais, corte as estacas fazendo com que seu tamanho corresponda às medidas internas das telas da cerca de bambu e introduza cada uma de forma atravessada.

7

Assim que forem presas no lugar certo, gire-as para que fiquem em linha reta e fixe-as com um prego comprido o bastante para penetrar, mas com cuidado para que o bambu não quebre.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cerca de bambus, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • As espécies de bambus ideais para cerca: Nigris, Bambusa multiplex, Metake ou chinesis e Pleiobastus variegatus.
  • Se você optou por decorar sua área com bambus vivos e não secos, determine a área onde eles serão colocados antes de iniciar a aplicação. Pesquise qual é a espécie correta para o local onde você deseja posicionar a planta, já que alguns bambus se adaptam melhor à luz solar constante e outros à meia-sombra.
  • Procure comprar bambus sem vincos ou sinais de alguma doença.
  • Bambus curados são mais resistentes e duráveis
  • Além de cercas privativas como esta, existem cerquinhas de bambu para jardinagem e que levam materiais simples, como fio de náilon. São fáceis de fazer e com trepadeiras ficam lindas!
  • Bambu enrolado ou painéis de bambu também é uma ótima opção para formar uma cerca. É mais flexível e podem ser aplicadas em cercas já existentes.