Como fazer cimento queimado - piso queimado FÁCIL

Como fazer cimento queimado - piso queimado FÁCIL
Imagem: decorandocomclasse.com.br

Piso queimado ou cimento queimado é um tipo de revestimento de pisos interiores que dá um efeito inacabado mas também muito contemporâneo ao cômodo onde é aplicado. É muito popular no Brasil devido ao fato de ser um dos tipos de pavimento mais econômicos, afinal consiste apenas em argamassa e areia, além de ser muito versátil e fácil de limpar. Por esta razão o cimento queimado é uma opção a considerar se você está procurando revestimentos para o chão de sua casa, e você poderá fazê-lo sozinho! Para saber como fazer cimento queimado siga as instruções do umCOMO.

Passos a seguir:
1

Fazer cimento queimado é incrivelmente fácil, mas aconselha-se que recorra a um profissional que terá todos os conhecimentos e domínio de técnicas necessárias para o trabalho ficar perfeito. Se você mesmo vai se aventurar nessa missão de fazer piso queimado, comece retirando todos os móveis do ambiente e observando se há desnivelamentos.

2

Se o piso onde pretende aplicar este tipo de pavimento for liso e regular, é necessário fazer um chapisco primeiro, de forma a criar aderência para a camada de cimento, este é um dos segredos para piso queimado perfeito e bem acabado.

3

Para fazer o piso de cimento queimado devem ser colocadas juntas de dilatação no piso por cada 2 metros de área, para evitar que a camada de cimento rache e forme fissuras. Prepare a argamassa misturando 1 medida de cimento para 4 de areia e envolvendo em água até conseguir uma consistência cremosa, que alguns chamam de cimento queimado líquido.

Imagem: blogdomenorpreco.com.br
4

Em seguida é aplicada massa de cimento, areia e água em cada uma dessas juntas, com uma altura de cerca de 3 centímetros e garantindo o nivelamento do piso. Assim sendo, a aplicação deste tipo de pavimento é igual a um piso acimentado.

Imagem: osvaldosegundo.blogspot.pt
5

A diferença reside na etapa seguinte: enquanto a massa de cimento aplicada ainda está úmida, polvilhe pó de cimento nela, de forma a cobrir toda a área do piso. Quando a massa tiver sido absorvida, alise o piso com uma desempenadeira de aço ou colher de pedreiro (em último caso, você pode alisar o cimento queimado com o rodo).

É possível adicionar colorantes ao pó de cimento, como o pó xadrez, para criar um trabalho mais original para fazer cimento queimado colorido.

Imagem: construcaoedecoracaodecasas.com
6

Deixe o cimento secar bem (poderá levar de 3 a 5 dias dias) e nesse tempo o ideal é manter o ambiente úmido e não pisar. Mantas para drenagem são uma boa solução para proteger. Então, lave-o com sabão de coco e água. Para conseguir o aspecto brilhante desse piso e ao mesmo tempo impermeabilizá-lo, aplique cerca de 5 demãos de cera incolor ou resina, você pode escolher entre brilhante ou fosca. Para dar uma proteção extra, dê preferência às resinas acrílicas que tem solvente e impermeabilizantes na composição, isso protege o piso dos efeitos da água.

Leia também: Como colocar piso cerâmico

Imagem: blogdomenorpreco.com.br
7

A manutenção do piso queimado é muito simples e pode ser feita apenas com água e sabão neutro, apenas não deixe molhado logo após a limpeza pois a sujeira pode grudar no piso. Evite produtos abrasivos pois eles podem causar manchas, se o cimento queimado estiver muito sujo, saiba como limpar piso encardido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cimento queimado - piso queimado FÁCIL, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.