Como fazer compostagem em casa

Como fazer compostagem em casa

Fazer compostagem em casa é uma forma de poupar dinheiro em substrato para a nossa horta ou jardim, e por sua vez é uma forma de reutilizar restos de culturas que não nos servem ou folhas secas que em princípio iriamos jogar no lixo. No entanto, não pense que é um trabalho rápido, requer muita paciência, tempo e energia! Com este artigo de umComo.com.br mostramos-lhe passo a passo como fazer compostagem em casa.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deve escolher onde vai acumular os restos orgânicos e se vai fazer a compostagem em recipientes de compostagem ou se vai fazer uma pilha de compostagem. Será mais cômodo fazê-lo num recipiente, uma vez que tem a possibilidade de o fechar.

2

Escolher o local para o recipiente, preferivelmente numa zona abrigada e quente e que esteja próxima do jardim como por exemplo, a cozinha, uma vez que irá transportar regularmente restos destas donas para o compostador.

3

Comece por encher o recipiente com uma camada seca e lenhosa e alguns punhados de de esterco para servirem como levedura.

4

Encha com uma segunda camada de restos orgânicos. Tente alternar camadas de materiais secos com materiais úmidos. A relva cortada, os restos de colheitas, as folhas secas e a palha também são muito úteis.

5

Acrescente uma camada de composto velho ou de esterco que atuará como levedura, assim como pó de rocha ou cinza previamente umedecida.

6

Depois de misturar mais de metade do recipiente, deve remexer bem e misturar todos os materiais em decomposição.

7

Regue de vez em quando, sobretudo se notar que o composto está muito seco. Pode misturar a água (opcional) com um pouco de esterco ou líquido do esterco.

8

Continue enchendo o compostador alternando camadas e continue misturando e arejando sempre que for necessário.

9

Aos 4 ou 5 meses, as camadas inferiores do compostador estarão fermentadas corretamente e poderá retirá-las para usar o composto no jardim. Terá uma cor escura, cheiro agradável e textura solta.

10

Para fazer composto em cada pode comprar diferentes tipos de compostadores em lojas online, onde disponibilizam compostadores de diferentes tamanhos e capacidades.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compostagem em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.