Como fazer compostagem para a horta

Como fazer compostagem para a horta

Talvez você conheça a compostagem por outro nome: humus. Serve principalmente para adubar a terra e é ótima para as plantas, mas tem outras funções, como por exemplo melhorar o tipo de terra existente, armazenar nitrogênio e liberar nutrientes dos minerais do solo. Usando compostagem você com certeza terá uma horta saudável e bonita. Além disso, não é muito cara de fazer nem leva muito tempo. Se quer saber como se faz, veja o seguinte artigo de umComo.com.br sobre como fazer compostagem para a horta.

Vai precisar de:
  • Água.
  • Terra.
  • Galhos.
  • Materiais secos como folhas secas ou serragem.
  • Materiais frescos como mato e cascas de frutas.
  • Rastelo.

Como se prepara

Para começar você tem que marcar no solo uma superfície de 1.5m x 1.5m. Depois tem que misturar a terra com um rastelo, cerca de 30 cm. A seguir tem que colocar uma grade de galhos sobre a terra mexida e regar toda a superfície. Em cima tem que colocar os materiais secos que selecionou; esta camada tem que ter uns 10 cm. Depois regue e coloque uma camada de materiais frescos também de uns 10 cm.

Para finalizar coloque uma camada de terra de 1 cm aproximadamente e volte a regar. Repita as camadas de materiais secos, frescos e terra até chegar a 1.5 m de altura.

Como saber se está funcionando bem

Para saber se a compostagem está sendo feito corretamente, tenha em consideração dois fatores principais: a umidade e a temperatura.

Para saber se está na temperatura adequada introduza um machete a 60-70 cm. Deixe lá dentro por um par de minutos e retire. Toque nele e se estiver muito quente, jogue água e faça buracos. Se você aguentar o calor na mão é porque está bom e se estiver frio tem que cobrir com um plástico negro.

Sobre a umidade, se estiver seco, regue mais; é importante que tenha a umidade adequada.

Quando você deve mexer a compostagem

A verdade é que deve ser feito uma vez por mês. O ideal é que só mexa uma vez, mas se tiver pressa pode fazê-lo a cada 15 dias.

Tempo de elaboração

A compostagem demora mais ou menos entre 3 a 6 meses. Existem diferentes fatores que a afetam, como por exemplo os materiais usados para elaborar a compostagem ou a temperatura ambiente.

Como saber se já está pronta

Para saber se a compostagem já está pronta para colocar na horta, você tem que fazer o seguinte: pegue um pouco de compostagem e veja se pode ver quais são os materiais que a compõe. Se não puder, então já está pronta. Mas, lembre-se que também tem que estar escura, úmida e suave.

Como pôr a compostagem na horta

Primeiro de tudo, você tem que tirar os galhos ou pedaços grandes que não tenham se desintegrado bem, e com a ajuda de uma coloque a compostagem por toda a superfície da horta.

Leia também: O que plantar em uma horta vertical

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compostagem para a horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.