Como fazer detergente caseiro para lavar louça

Como fazer detergente caseiro para lavar louça
Imagem: radio93.com.br

Quer um produto ecológico para lavar os pratos à mão? Hoje é o seu dia de sorte! Apesar de que nos supermercados todos os detergentes lava-louças são fabricados com produtos químicos, você mesmo/a pode elaborá-lo em casa com poucos ingredientes.

Assim você contamina menos e, portanto, ajuda o meio ambiente; mas também será bom para as suas mãos, já que estes produtos naturais não são nada agressivos. Por isso não espere mais e descubra neste artigo de umComo, passo a passo, como fazer detergente caseiro para lavar louça.

Vai precisar de:
  • 2 xícaras de vinagre branco
  • 6 xícaras de água
  • 1 xícara de sabonete ralado (sabonete natural, de glicerina, sabão puro...)
  • Suco de um limão
  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • Um punhado de sal grosso
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para preparar seu detergente caseiro para lavar louça é ralar um sabonete de glicerina, neutro ou puro. Para isso, você só precisa de um ralador usado normalmente na cozinha; o mais adequado é reservar um exclusivamente para a elaboração de detergente e não misturar com os que entram em contato com os alimentos.

Além disso, destaca-se que em algumas farmácias e supermercados também pode encontrar escamas de sabonete neutro que são ideais para esta tarefa e poderá pular este passo.

2

De seguida, coloque em uma panela o vinagre branco e a água e acenda o fogo para começar a esquentar à potência média. No momento em que começar a ferver, baixe o fogo e mantenha-o no mínimo.

3

O seguinte passo é começar a adicionar os ingredientes um por um na panela, com o fogo médio de novo e sem deixar de mexer; é fundamental que antes de verter cada ingrediente se certifique de que o anterior se dissolveu por completo. Sendo assim, adicione primeiro o sal grosso, depois o suco de limão, o sabonete ralado e, por último, o bicarbonato de sódio.

4

Depois de verter todos os componentes do detergente caseiro para lavar louça, deverá obter como resultado uma mistura uniforme e homogênea de uma cor esbranquiçada. Deixe esfriar por completo antes de embalar e use-o para deixar seus pratos, talheres e copos impecáveis. Sugerimos reaproveitar um pote de detergente ou sabão líquido comprado para que seja mais prático de usar o seu novo detergente caseiro.

5

E para que a sua cozinha fique livre de bactérias e germens, confira o nosso artigo sobre como limpar a esponja de lavar louça e consiga assim prolongar a vida útil da sua esponja.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer detergente caseiro para lavar louça, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.