Como fazer enxerto de cactos

Como fazer enxerto de cactos

Enxertar duas plantas consiste em uni-las para que se soldem formando uma única planta. Esta é uma forma de reproduzir plantas, mas também se usa para formar novas espécies de plantas. No caso dos cactos, é muito comum fazer enxertos para conseguir cactos com flores coloridas. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos os passos a seguir para que você saiba como fazer enxerto de cactos.

Vai precisar de:
  • Cactos.
  • Faca, navalha, estilete...
  • Elásticos ou fita para enxertos.
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, cabe destacar que a planta que recebe o enxerto, isto é, a que faz de receptor se conhece como porta-enxerto ou cavalo. Além disso, você deverá saber que para enxertar cactos será necessário que o porta-enxerto seja uma planta jovem e forte, com um máximo de 2 anos de vida.

2

A melhor época para fazer enxerto de cactos é na primavera ou no começo do verão, já que os cactos no inverno se encontram em um estado de letargia e o enxerto não prosperaria.

3

Antes de transplantar um cacto, com uma semana de antecedência aproximadamente, devemos prepará-lo para o enxerto para que seja mais fácil. Para isso, recomendamos regá-los e adicionar no substrato um pouco mais de adubo do que o habitual.

4

Na hora de realizar o corte para o enxerto, terá de usar uma faca, navalha, estilete ou algum outro elemento cortante que esteja bem afiado. Recomendamos esterilizá-lo com um pouco de álcool, para que esteja bem limpo.

5

Deverá fazer um corte horizontal no porta-enxerto ou planta receptora.

6

Certifique-se que, ao juntar as duas plantas, fiquem bem unidas; pressione para que o contato seja correto e que não entre ar.

7

Recomendamos usar elásticos ou fita para enxertos, que ajudarão a cobrir o corte e para que ambas plantas se unam corretamente.

Leitura complementar: Como cuidar de um cacto

8

Você deverá esperar o tempo suficiente para que o enxerto prospere e possa retirar os elásticos ou fita, e as plantas fiquem bem soldadas.

Veja também: Como fazer cactos coloridos

9

Quando os seus cactos enxertados sejam já bastante grandes, você deverá transplantá-los seguindo os conselhos que mostramos neste artigo sobre como e quando transplantar os cactos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer enxerto de cactos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.