Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas

Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas

Ovo é um alimento que está presente em quase todas as casas. Além de ser usado para consumo de diversas formas, ele ainda é usado no preparo de pães e bolos, por exemplo. Mas toda essa quantidade de ovos usados deixam as cascas para trás, que costumam ser descartadas. A boa notícia é que não precisa jogar as cascas diretamente no lixo: elas podem ser reutilizadas para fazer um poderoso adubo orgânico para o plantio de orquídeas e outras plantas.

A casca do ovo está repleta de nutrientes como cálcio, potássio e magnésio que ajudam muito no crescimento e fortalecimento das plantas e do solo. Nesse artigo do umCOMO traremos dicas e uma receita de como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas! Continue lendo e descubra.

Farinha de casca de ovo para plantas - receitas

Para fazer farinha de casca de ovo para orquídeas, confira as seguintes receitas:

Adubo orgânico de casca de ovo pura

Para fazer esse adubo de casca de ovo, você vai precisar de uma dúzia de cascas de ovo (pode ser branco ou o de galinha caipira).

Modo de preparo:

  1. Deixe os ovos secarem à sombra sobre um papel toalha.
  2. Quebre-os manualmente.
  3. Coloque no liquidificador ou processador e triture até as cascas virarem pó.
  4. Conserve em um lugar seco dentro de um pote de vidro ou saco plástico.

Adubo com casca de ovo e café

Para fazer adubo orgânico com farinha de casca de ovo e borra de café você vai precisar de:

  • uma dúzia de cascas de ovos
  • borra de café sem açúcar

Modo de preparo:

  1. Seque as cascas e triture-as no liquidificador ou processador conforme a receita anterior.
  2. Deixe a borra de café secar ao sol.
  3. Coloque a mesma quantidade de farinha de casca de ovo e borra de café em um recipiente e misture.

Pronto! Agora você tem em casa um adubo orgânico ecológico, barato, rico em minerais e que serve para fertilizar árvores, canteiros, vasos, canteiros, hortase também as suas orquídeas.

A farinha dura aproximadamente 6 meses. Você deve utilizar 1 colher de café da farinha de casca de ovo em vasos pequenos, até 3 colheres de café em vasos grandes e 1 colher de sopa caso você esteja plantando em um canteiro. O ideal é não ultrapassar 50 gramas de farinha de casca de ovo para orquídeas por cada metro linear de solo.

Coloque a farinha em suas orquídeas a cada quarenta dias. Diminuindo a quantidade para meia colher de café de farinha, você pode aplicar nas plantas a cada vinte dias.

Outra forma de secar as cascas de ovo é levando-as ao forno em fogo baixo por quinze minutos. Antes de levar ao liquidificador ou triturador, deixe-as esfriar.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra as melhores dicas parta cuidar de orquídeas.

Como usar a sua farinha de casca de ovo

Para que o seu adubo orgânico de casca de ovo funcione de forma adequada, é preciso entender de que maneira ela deve ser usada.

A fim de que as plantas absorvam todo o nutriente do adubo, ele deve estar muito bem distribuído no solo. Quanto maior o contato do adubo com o solo, mais nutrientes a planta consegue absorver. É por isso que as cascas devem ser trituradas no liquidificador ou processador.

Quando você colocar as suas cascas de ovo para secar, lembre-se de sempre colocá-las para secar à sombra. As cascas dispõem de uma certa quantidade de nitrogênio que pode ser perdida caso seja exposta ao sol.

Atente-se para o fato de que a farinha de casca de ovo deixa o solo mais alcalino, e as orquídeas preferem um solo com pH de neutro a levemente ácido (por volta de 5.6 e 6.5). Isso significa que você precisa ter um cuidado extra na hora de colocar a farinha no solo das orquídeas e não colocar demais! Observe sempre o comportamento de sua planta e como ela está respondendo ao uso do adubo orgânico. Essa, talvez, seja a melhor forma de saber com qual frequência e qual quantidade é a adequada para a sua orquídea.

Outras plantas também são como as orquídeas e preferem um solo levemente ácido, por exemplo azaleias, prímulas, gardênias, plantas carnívoras, etc. Cuidado ao adubá-las com este substrato!

Benefícios da casca de ovo como adubo orgânico

O cálcio está relacionado ao desenvolvimento de folhas, caules e raízes por ajudar na formação da parede celular de vegetais. A deficiência desse nutriente acaba por acarretar no crescimento desigual da planta como um todo, além do amarelecimento e secagem das folhas.

Além disso, o cálcio presente na casca do ovo também ajuda a equilibrar o pH do solo, podendo ser utilizado para balancear o pH em solos ácidos.

Sugestão: Não deixe de conferir essa matéria que explica como fazer florir orquídea Cymbidium!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de casca de ovo para orquídeas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.