
Apesar das suas picadas serem bastante desagradáveis, as urtigas são plantas cheias de segredos! Elas não só são consideradas plantas medicinais como podem ainda servir para fertilizar seu jardim, estimulando o crescimento de outras plantas e protegendo-as contra doenças e parasitas. Muitas pessoas dedicadas à jardinagem já descobriram isso e usam as urtigas como aliado. Coloque também você esse truque em prática descobrindo neste artigo
As urtigas são naturalmente ricas em azoto, silício, ferro, potássio, magnésio e micronutrientes, qualidades que beneficiam em muito as plantas. Por esta razão o fertilizante, também chamado de chorume, é administrado via foliar ou na rega das plantas.
Além de ser fácil e produzir e muito econômico, já que as urtigas se encontram um pouco por toda a parte, trata-se de um produto orgânico que não polui o solo com químicos, sendo ideal também para a agricultura biológica.

Para preparar este fertilizante comece com a recolha de urtigas, cerca de 1kg, dando preferência às maiores e que não tenham florido ainda (são mais ricas em nutrientes). Durante esse trabalho proteja-se vestindo uma camisola de mangas compridas e calçando luvas de látex.

Descarte os pés e raízes das urtigas e coloque-as em um recipiente, preferencialmente de madeira mas nunca de metal, com capacidade para 10 litros de água. Adicione 10 litros de água da chuva, de nascente ou poço (não deverá ter cloro).

Durante o dia coloque o recipiente destampado ao sol e, à noite, tampe-o e guarde-o no exterior. Esta prática irá acelerar o processo de fermentação, mas você poderá somente guardar o recipiente em um lugar à sombra.
Mexa a mistura a cada 2 dias, de forma a libertar o gás da fermentação (é normal que o odor seja muito forte e desagradável). Enquanto borbulhar significa que ainda não está pronto, pelo que será necessário deixar macerar entre 1 a 2 semanas.

Você saberá que o fertilizante está pronto quando já não borbulhar, quando apresentar uma espuma esbranquiçada e as urtigas tiverem adquirido uma tonalidade amarelada. Coe as urtigas (pode usá-las na compostagem) e guarde a mistura tampada em local escuro.

A aplicação do fertilizante de urtigas é feita de seguinte forma: dilua 1L do líquido em 10L de água sem cloro para usar como estimulante foliar (com recurso a pulverizador); dilua 2L do líquido em 10L de água sem cloro para usar na rega. É necessário respeitar estas medidas pois o fertilizante encontra-se muito concentrado e pode destruir as plantas mais sensíveis.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fertilizante de urtigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.
- Evite colher as urtigas que se encontram à borda das estradas pois essas absorvem o chumbo liberado pelos tubos de escape.
- Guarde o fertilizante em um local onde o odor dele não incomode.
- Aumente a quantidade de fertilizante na proporção de 1 kg de urtigas para 10L de água.