Como fazer florir orquídea Cymbidium - cuidados específicos

Como fazer florir orquídea Cymbidium - cuidados específicos

Cymbidium é um gênero de orquídea originário da Ásia que se adaptou bem às condições climáticas brasileiras. É muito comum que as pessoas adquiram ou ganhem a orquídea Cymbidium florida mas no ano seguinte a florada não vem. Isso acontece porque esse tipo de planta requer alguns cuidados que, apesar de fáceis, são bem específicos. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como fazer florir orquídea Cymbidium.

Florescer Orquídea Cymbidum - Cuidados e Características

A orquídea Cymbidium é conhecida por florescer melhor em clima frio ou temperado, de forma que o Sul e Sudeste do Brasil são as regiões mais populares para o cultivo da flor. A explicação para esse fenômeno é a mudança de clima durante o ano, de frio para o calor. Mesmo assim, é possível induzir a floração da Cymbidium em regiões o clima é estável e quente o ano inteiro.

A principal características da orquídea Cymbium são suas flores pendentes ou eretas em forma de cachos que se desenvolvem a partir de um bulbo. Após tantos cruzamentos em laboratórios, não existe uma classificação oficial quanto às formas e cores possíveis da Cymbidium no Brasil, as mais comuns são nas cores: rosa, amarela, laranja, amarronzada, creme ou branca.

No Brasil, a época de floração da Cymbidium pode variar entre o final de maio até agosto. Em suma, no período que antecede a primavera. No entanto, essa é apenas uma tendência e pode sempre variar e as flores podem se antecipar. Uma vez florida, ela deve permanecer assim por um mês e só deve voltar a florescer no no seguinte se os seguintes cuidados forem levados em conta:

Luz

As orquídeas Cymbidium devem sempre estar expostas à luz solar em um local arejado. No inverno elas podem estar totalmente expostas no verão recomenda-se a meia-sombra: evitar a luz solar direta e dar preferência ao sol da manhã ou do final da tarde.

As orquídeas Cymbidium até sobrevivem quando estão sempre expostas ao sol, pois, ao contrário do que muitos pensam, são plantas rústicas e resistentes e acabam se acostumando com a luz. O que costuma acontecer nessa situação de muito sol é que as folhas ficam amareladas.

Rega

Como toda planta, a Cymbidium também deve ser regada. No entanto, excesso de água pode matar a orquídea. Recomenda-se regar várias vezes durante a semana com pouca água e nunca encharcando. Use a velha tática de regar quando o substrato estiver seco.

Quando você reparar que os bulbos das hastes florais estão maduros prontos para florir, recomenda-se suspender a rega e voltar a molhar o vaso regularmente após a floração.

No caso de lugares com clima quente mesmo no inverno, o segredo é induzir uma mudança de temperatura durante a noite. Você pode fazer isso regando a orquídea e borrifando água gelada ou deixar algumas pedrinhas de gelo sobre o vaso durante a noite, sem deixar o gelo tocar os bulbos, apenas sobre a terra. Essa técnica simula uma queda da temperatura e estimula a floração da Cymbidium mesmo no inverno.

Brotos e mudas

As flores da orquídea Cymbidium surgem a partir de um broto que leva de 4 a 6 meses para surgir. Quando esses brotos estiverem aparentes significa que novas flores estão por vir e que não é o momento para tirar mudas. Pode acontecer também de surgirem muitos brotos de uma vez no começo do ano. Se isso acontecer, recomenda-se quebrar algum deles. O excesso de brotos pode afetar na floração dos cachos.

Substrato: Orquídea cymbidium pode ser plantada na terra?

Apesar de o Cymbidium ser um tipo de planta versátil quanto ao substrato, a terra de jardim pode até funcionar mas não é o substrato mais indicado pelo risco de doenças que podem atingir e planta e então matá-la. Então, Você pode usar o substrato que for mais acessível na sua região para plantar o Cymbidium pois ele costuma se desenvolver bem. O mais importante é evitar usar a terra retirada diretamente do jardim.

Se o plano é plantá-la em um canteiro sem vaso, faça uma cova funda e preencha com uma mistura de areia e substrato para que ela tenha um esquema de drenagem.

Uma das características exclusivas da orquídea Cymbidium é o fato de ela não se adaptar bem acoplada e amarrada em troncos de árvores, diferentes de outras espécies, já que o seu tronco é mais grosso e comprido do que as outras.

Tão importante quanto o solo é o vaso usado no cultivo da Cymbidium. Eles devem ser mais altos, arredondados e profundos, já existem no mercado vasos específicos para orquídea Cymbidium. Ela deve ser replantada para um vaso maior a cada ano ou que sejam tiradas mudas para manter o seu tamanho e que ela continue crescendo saudável e forte.

Adubação

O ideal é que a adubação seja feita na época após o florada. A Cymbidium não exige grandes especificidades quanto ao adubo. Um adubo orgânico é suficiente para a Cymbidium. Se você não sabe qual usar, você mesmo pode produzir a partir do nosso tutorial sobre como fazer adubo natural.

No entanto, o adubo deve ser usado com bastante moderação porque pode matar a orquídea. Adube-a regularmente com pelo menos 15 dias de intervalo e suspenda a adubação na época da florada.

Outra dica para a adubação é não descartar os bulbos secos pois eles concentram nutrientes essenciais à planta.

Como replantar Cymbidium

O replantio da Cymbidium pode ser feito com a intenção tanto de criar uma muda ou trocar de vaso. Esse replantio deve ser feito após a época de floração.

  1. Se o vaso for de plástico, corte-o com uma faca ou tesoura resistente para retirar a planta com toda a raíz;
  2. Tome cuidado com os brotinhos que estão surgindo e retire o substrato antigo e aproveite para retirar o que já está seco;
  3. Após encontrar os brotinhos, você já consegue identificar a direção de crescimento da planta, que são as partes que podem ser divididas uma da outra;
  4. Utilize uma faca e faça um corte que divida o caule da planta deixando um broto novo de cada lado, assim você terá duas mudas;
  5. Se você não quer fazer mudas, basta pular a etapa anterior;
  6. Prepare o novo substrato no novo vaso e acomode a planta no vaso escolhido, que deve ser adequado ao tamanho da planta;
  7. Forre o fundo do vaso com pedras;
  8. Acomode a orquídea e complete com o substrato deixando espaço para o crescimento do broto;
  9. Regue o vaso sem encharcar e aplique o adubo.

Leitura complementar: Como fazer adubo para orquídea florir

Outros cuidados com orquídeas

Para mais cuidados com orquídeas, sugerimos os seguintes artigos:

  • Como cuidar das orquídeas no verão
  • Como podar orquídea
  • Dicas para cuidar de orquídeas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer florir orquídea Cymbidium - cuidados específicos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.