
Irrigar as mudas após seu plantio é algo muito importante e até fundamental, porém uma atividade que gera muitos gastos. Uma boa alternativa ao processo de irrigação é a de utilizar hidrogel durante o plantio.
Pensando nisso, a produção ou compra de hidrogel é uma boa recomendação para quem busca aumentar sua produtividade e bons resultados na hora de plantar, porém sem gastar excessivamente.
Neste artigo, o umComo.com.br separou mais informações sobre o produto, dicas para melhorar sua plantação e como fazer hidrogel para plantio.
O que é hidrogel
O hidrogel surgiu na década de 50 por uma empresa americana, com o objetivo de melhorar a produtividade da plantação, diminuindo os gastos com a água. Porém, foi nos anos 70 que uma empresa britânica, após a expiração da patente, resolveu melhorar as propriedades do hidrogel quanto à sua capacidade de retenção de água, elevando-a. Porém, o produto era de preço elevado, o que o tornava inviável para a maioria dos fins agrícolas.
A partir daí, inúmeros trabalhos e estudos foram realizados para que o hidrogel se tornasse o que é hoje: um produto eficiente parar condicionar o solo e, principalmente, por ter a capacidade de reter e disponibilizar água para cultivos, além de aumentar o armazenamento de água do solo onde é adicionado.
Características do hidrogel para plantio
O hidrogel se caracteriza por um polímero de super absorção. Possui alta capacidade de retenção de água, o que, na prática, significa que pode reter centenas de vezes mais do que o seu próprio peso. Isso tudo depende, claro, da necessidade das plantas. Além disso, é um produto inócuo ao meio ambiente e também inodoro. Possui aspecto de cristais miúdos e brancos.

Benefícios para o solo
O hidrogel possui muitos benefícios para o solo. Vamos listar aqui um dos mais importantes e notáveis:
- Redução de perdas de água, gerando economia.
- Redução do número de irrigação, reduzindo estes gastos em específico.
- Melhora na aeração e na estrutura física.
- Auxílio na redução da variação da temperatura do solo, que pode ser muito brusca.
- Redução da lixiviação e da evaporação da solução de solo.

Benefícios para a planta
Além de ser um produto que não afeta o meio ambiente, melhora o solo e ainda gera economia aos agricultores, ele também faz bem para a planta. Veja abaixo os principais benefícios do hidrogel para a plantação:
- Redução do stress hídrico.
- Possibilidade de aproveitar mais os fertilizantes.
- Gera maior enraizamento.
- Melhora a germinação das sementes.
- Redução da mortalidade das plantas e mudas.
- Ajuda no aumento da produtividade do plantio.
Como fazer hidrogel caseiro
Se você está buscando formas caseiras de fazer seu próprio hidrogel, ao invés de comprá-lo a profissionais, saiba que existem testes que mostram que é possível fazer hidrogel com fraldas.
Para tal, é preciso retirar o gel que fica lacrado, rasgando o material e colocando-o em recipientes para medir a quantidade necessária. Uma fralda de tamanho adulto consegue fazer, em média, 12 recipientes médios de hidrogel.
O material das fraldas é um absorvente muito rico e, para torná-lo das mesmas características do hidrogel, basta inserir nele um pouco de mistura de solo, rica em nutrientes, à venda nas lojas comuns, para qualquer tipo de plantio.

Recomendações para uso do hidrogel
Antes de usar o hidrogel para plantio, é preciso levar em conta qual a textura e como é a composição dos solos. Isso irá afetar as doses de produto recomendadas. Em seguida, busque pelo produto nas lojas especializadas e identifique na embalagem as instruções e recomendações específicas para o seu tipo de solo. As quantidades usadas devem ser sempre corrigidas segundo o ponto de saturação máxima de água no solo.
Na hora de aplicar o hidrogel no plantio, deverá colocá-lo somente no fundo da cova ou sulco.
Veja também:
- Como preparar mudas
- Como preparar substratos para mudas
- Como fazer estaquia
- Como fazer alporquia
- Como fazer mergulhia
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer hidrogel para plantio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
- Para que o uso do hidrogel seja efetivo, você deverá evitar a todo custo inserir qualquer fertilizante na água de hidratação do plantio.