
Seja pela sua sombra, seja pela beleza, pela qualidade do ar que proporcionam ou por seus frutos, todo mundo sabe da importância que as árvores tem no nosso planeta e no nosso dia a dia. Existe até um ditado que a vida não está completa enquanto não se planta uma árvore.
No entanto a gente sempre esbarra no mesmo problema: para se plantar uma árvore é preciso uma muda, e como fazer mudas de árvore?
Vamos descobrir juntos?
O primeiro passo é decidir quais árvores você quer fazer as mudas, isso vai dar indicar que tipo de solo você precisará, o tempo de crescimento da planta e outras particularidades que você pode descobrir com uma pesquisa rápida, além de perguntar sempre na floricultura que comprar as sementes.
Uma maneira de você economizar é reutilizando embalagens tetrapak, aquelas de suco ou leite, para usar como sementeira, ou seja, colocando terra e plantando as sementes nelas. Além de reutilizar um material que iria para o lixo, elas são resistentes o suficiente para sustentar as plantas, práticas de se transportar para o local do plantio final e evitam que você tenha que comprar sementeiras profissionais, que podem ser caras e difíceis de se transportar.
Uma vez que você tenha a terra, a embalagem e plantado a semente, fique atento às suas mudas para que a terra não fique nem seca nem úmida demais, o que prejudicaria a germinação da planta e ao aparecimento de fungos e pragas.
É importante observar que cada planta possui um tempo de maturação próprio para crescer, então é importante sempre estar atento as necessidades de água e nutrientes nesse período, tanto para não fazer a planta passar fome quanto para não afoga-la.
Utilize sempre terra vegetal, pois ela já vem rica em nutrientes e evitará que você tenha que ficar comprando complementos para a sua planta.

Qual o ponto de levar minha árvore para o seu local definitivo?
O ideal é esperar que a sua muda atinja pelo menos 10 centímetros. Por quê? Porque com esse tamanho ela já possui raízes fortes e grandes o suficiente para se fixar sem muitas dificuldades no solo e também possui resistência o suficiente para sobreviver em um ambiente aberto e vulnerável a ataques.
Depois que você transplantou a sua muda para o seu local definitivo, fique atento quanto aos cuidados necessários para não perder a sua muda, tais como a rega necessária, complementos de nutrientes e ataque de pragas. Uma árvore desse tamanho ainda não está completamente madura e precisa de cuidados.
Plantar árvores é sempre um trabalho de paciência e cuidado, esperando que a natureza siga seu rumo normal e apenas auxiliando para que as coisas aconteçam da melhor maneira possível.
Agora que você já sabe como fazer uma muda de árvore, está esperando o que para plantar a sua?
Veja também os nossos artigos sobre:
- Como plantar mudas
- Como preparar substratos para mudas
- Como preparar mudas
- Como fazer estaquia
- Como fazer alporquia
- Como fazer mergulhia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mudas de árvores, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.