Como fazer um bonsai a partir de uma semente

Como fazer um bonsai a partir de uma semente

O bonsai é uma das curiosidades da natureza mais admirada por muitos e que combina a beleza de uma planta com a paciência e trabalho do homem. É uma combinação espetacular do trabalho do homem com a maravilhosa natureza. Fazer um bonsai é algo complicado e há duas formas de o fazer: - A multiplicação sexuada, a partir de sementes; - A multiplicação assexuada ou vegetativa que se leva a cabo a partir de um fragmento da planta. De seguida, explicaremos como fazer um bonsai a partir de uma semente.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que temos que fazer é conseguir umas sementes de qualidade, vamos fazê-lo a partir de frutos. A melhor época para colher os frutos é em Novembro, escolheremos os maiores e que estão bem fechados, guardando-os num sítio fresco até chegar a primavera.

2

Uma vez chegada a primavera, temos de os abrir até chegar às sementes, se forem duros, como por exemplo o abacaxi, uma forma fácil de o conseguir é aproximá-lo de uma fonte de calor suave.

3

Uma vez abertos, daremos uns golpes em várias direções para que as sementes se desprendam por si só. Selecionaremos as sementes de maior tamanho, deixando as mal formadas ou fracas e colocamos-las de molho durante 2 dias para obrigá-las a sair da dormência do inverno.

4

O tipo de vasos que recomendamos quando se trata de sementes para plantar bonsais, são uns simples coadores de plástico que poderá obter a baixo custo em lojas de utilidades ou similares, pois devido ao seu grande número de orifícios que têm, facilitam a boa oxigenação das raízes, que unido a uma boa mistura de drenagem o êxito está assegurado a 100%.

5

O solo que melhores resultados dá para fazer bonsais é 85% de xisto de 8 mm e 15% de terra de Algarrobo, mas pode-se usar qualquer mistura standard. Para fazer a plantação das sementes, faça uns buracos na terra com uma separação de 3 cm, pois se plantarmos as sementes demasiado juntas, corremos o risco de que cresçam altas e finas por falta de ar.

6

Uma vez plantadas as sementes do bonsai, temos de as regar 3 ou 4 vezes ao dia com água não calcária e sempre pela manhã e ao anoitecer (nunca ao meio-dia), colocando os vasos num sítio mais ensolarado possível.

7

No oitavo dia já veremos umas pequenas folhas tentando sair da terra. Passados 30 dias, preparamos um combinado vitamínico composto por 1 litro de água, ao qual acrescentaremos uma ampola de "Benerva (B1)" que podemos obter em qualquer farmácia, terá de regar com esta solução a cada 15 dias durante os primeiros 2 meses.

8

No ano seguinte, em Fevereiro já podemos dar-lhe forma com arame.

9

Embora pareça pronto não o está, se seguiu todos os passos, observará que as árvores têm uma aparência de uns 3 anos em vez de 1 ano. Pode dar-lhe o estilo desejado com o arame que se pode utilizar para engrossar o tronco, mas com cuidado para não o danificar.

10

No ano seguinte em Março, procederemos à primeira mudança de vaso e poda das raízes.

11

A primeira coisa será limpar sem medo a bola de terra, uma vez que a idade real da árvore é de apenas de um ano. Irá extrair cuidadosamente a árvore do coador de plástico utilizado e vamos remover com cuidado as inúmeras raízes que ficaram emaranhadas nos buracos da drenagem.

12

Depois de libertar a terra do torrão, podamos as raízes mais grossas e deixamos as raízes finas beliscando as que achamos convenientes. No caso das coníferas, não devemos retirar o excesso de terra, uma vez que contém o conhecido fungo "Micorriza" e que posteriormente voltaremos a utilizar. Uma vez podadas as raízes, voltamos a plantar as árvores no mesmo vaso, onde deverá permanecer durante 3 anos, onde colocaremos abundantemente fertilizante orgânico lente, respeitando os meses de letargia e aplicando técnicas de engrossamento do tronco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bonsai a partir de uma semente, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.