Como fazer um colchão futon

Como fazer um colchão futon
Imagem: my-deco-shop.com

O futon é o nome dado a um tipo de colchão, consiste em um colchão simples com uma armação também ela muito simples e costumam ser baratos, sendo ideais para situações provisórias e a solução ideal para receber pessoas em casa tendo assim uma cama onde as pode acolher. O futon apesar de ser barato pode ser feito em casa de um modo muito simples, economizando ainda mais. Não perca este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer um colchão futon.

Vai precisar de:
  • Rolos de espuma
  • Capa de edredom (ou tecido para fazer a capa)
  • Cola para espuma
  • Material de costura (opcional)
Passos a seguir:
1

O principal componente do futon são os rolos de espuma, como tal deve definir a medida do seu colchão futon, ou seja, deve escolher entre um colchão individual, de casal, full size. Assim que souber as medidas já sabe a quantidade de rolos de espuma que deve comprar.

Imagem: portuguese.alibaba.com
2

Depois de saber as medidas do seu futon, o próximo passo é estabelecer a espessura do mesmo. Quanto mais pesada for a pessoa mais espessura deve ter o colchão. Lembre-se que o futon é um colchão simples, no entanto deve ser confortável. Determine a espessura que pretende e cole os diferentes rolos de espuma em camadas. Deixe a cola secar e depois pode cortar e aparar as extremidades dos rolos de espuma. Se quiser pode cortar os rolos de espuma com o formato que entender (oval, retangular, com os cantos redondos, etc) mas lembre-se que quanto mais contornos os rolos tiverem mais conhecimentos de costura deve ter para fabricar a capa do futon.

3

O próximo passo é fabricar a capa do colchão futon. Tem duas opções, pode comprar uma capa de edredom já feita e adaptá-la às medidas do futon ou fazer você mesmo a capa. Para a segunda opção deve comprar um tecido do seu agrado mas que seja resistente, meça os rolos de espuma e corte o tecido segundo essas medidas, certifique-se que a capa fica bem apertada. Para cozer a capa do futon, deve cozer três dos lados, no último lado deverá aplicar um fecho ou uns botões para poder remover a capa para lavar.

4

Insira o rolo de espuma dentro da capa e espalme bem os rolos de espuma para ficarem bem compactados. Feche a abertura por onde introduziu os rolos de espuma e já está, já tem o seu futon feito em casa.

Imagem: tsuruya.com.br
5

Veja também o nosso artigo sobre como limpar um colchão, para conservar o seu colchão futon durante muito tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um colchão futon, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Pode colocar uma camada de material mais resistente entre as diferentes camadas de espuma. Isso irá conferir mais resistência e durabilidade ao colchão.
  • Se tiver jeito para costura e estofamentos, pode aplicar uma almofada em relevo numa das extremidades do futon, para isso deve aplicar mais uma camada de espuma numa das pontas do rolo de espuma. Esta opção é mais difícil de executar, por isso recomendamos que faça um futon simples e reto.