Como fazer um jardim italiano

Como fazer um jardim italiano
Imagem: blogbelavida.com

De entre os diferentes tipos de jardins existentes um pouco por todo o mundo, encontra-se também o italiano, de concepção formal. Semelhante ao jardim francês, o jardim italiano é bem romântico e poético, todo ele pensado ao pormenor para impressionar o seu visitante e o envolver em um ambiente absolutamente artístico, que mostra ao máximo que a jardinagem também pode ser uma arte. Os jardins deste estilo têm origem no período histórico do Renascimento e dão preferência a arbustos esculpidos e estátuas em vez de flores, como acontece no Jardim Inglês. É um jardim absolutamente belo, repleto de elementos que lhe conferem uma grande riqueza visual. Se você quer aprender como fazer um jardim italiano ou simplesmente ficar a conhecer mais sobre ele, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar deve saber que, para recriar um jardim italiano verdadeiramente fiel deverá dispôr de uma grande extensão de área. A razão é que este tipo de jardim inclui elementos grandes como fontes, lagos e longos espaços para caminhadas. No entanto, prestando atenção nos aspetos mais caraterísticos deste tipo de jardim que enunciamos neste artigo, é possível você recriar o seu próprio jardim italiano no exterior de sua casa, ainda que em dimensões mais pequenas.

Imagem: pinterest.com
2

Este estilo de jardim tem sobretudo duas cores predominantes: o azul e o verde. A primeira cor é conferida através do elemento água, expresso através de fontes e lagos, já o verde é notório graças aos arbustos e à grama. Este fato é evidente no jardim italiano do palácio La Venaria Reale, em Turin.

Imagem: torino2013wmg.org
3

Assim sendo, ficamos a saber que a existência de fontes e lagos é imprescindível para fazer um jardim italiano. Dependendo do espaço e orçamento do qual dispõe, poderá optar por um chafariz, uma fonte mais pequena ou, se escolher instalar um espelho de água com repuxo no meio, conseguirá juntar lago e fonte em um só.

Imagem: wanderandexplore.com
4

A Itália é, por excelência, um país de grande escultures, tais como Donatello, Lorenzo Ghiberti, Miguel Ângelo, entre muitos outros, por isso não é de estranhar que as estátuas e esculturas sejam um dos elementos essenciais nos jardins italianos. Assim sendo, integre em seu jardim vasos em cerâmica trabalhada, bustos, estátuas de figuras humanas, de cupidos, etc. Insira-os na fonte ou espalhe-os pelo jardim, rodeados de arbustos e flores.

Imagem: nj.com
5

Relativamente às plantas, os jardins italianos são conhecidos por apresentarem uma flora mediterrânea, na qual abundam árvores de fruto e floração duradoura. Por essa razão escolha macieiras, cerejeiras, oliveiras, limoeiros, romãzeira. Para os arbustos, os mais indicados são o viburno, buxinho esculpido, pingo-de-ouro e cipreste italiano. Para conferir cor e flagrância ao jardim, escolha lavanda, alecrim, hemerocallis, roseiras, azaleia, entre outras flores. Complemente com treliças, arcos e colunas e grama para ocupar espaços vazios.

Imagem: pinterest.com
6

Relativamente à disposição dos elementos, a água, em forma de fonte ou espelho de água, deve ocupar a posição central do jardim. A partir dela divergem pequenas alamedas e caminhos em pedrisco ou pedra lisa, circundando todo o espaço, limitados por arbustos, aos quais se dá o nome de "cercas vivas" e rodeados por esculturas. Alguns desses caminhos irão culminar em espaços de apreciação de estátuas ou em locais à sombra com bancos de jardim.

Imagem: paintingarts.info

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jardim italiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • O jardim italiano assemelha-se muito ao jardim francês, pelo que poderá confundir ambos. No entanto o jardim francês é mais geométrico e rígido, caracterizado ainda por arbustos formando labirintos, algo que não acontece muito nos jardins italianos.