
De entre os diferentes tipos de jardins existentes um pouco por todo o mundo, encontra-se também o italiano, de concepção formal. Semelhante ao jardim francês, o jardim italiano é bem romântico e poético, todo ele pensado ao pormenor para impressionar o seu visitante e o envolver em um ambiente absolutamente artístico, que mostra ao máximo que a jardinagem também pode ser uma arte. Os jardins deste estilo têm origem no período histórico do Renascimento e dão preferência a arbustos esculpidos e estátuas em vez de flores, como acontece no Jardim Inglês. É um jardim absolutamente belo, repleto de elementos que lhe conferem uma grande riqueza visual. Se você quer aprender como fazer um jardim italiano ou simplesmente ficar a conhecer mais sobre ele, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Em primeiro lugar deve saber que, para recriar um jardim italiano verdadeiramente fiel deverá dispôr de uma grande extensão de área. A razão é que este tipo de jardim inclui elementos grandes como fontes, lagos e longos espaços para caminhadas. No entanto, prestando atenção nos aspetos mais caraterísticos deste tipo de jardim que enunciamos neste artigo, é possível você recriar o seu próprio jardim italiano no exterior de sua casa, ainda que em dimensões mais pequenas.

Este estilo de jardim tem sobretudo duas cores predominantes: o azul e o verde. A primeira cor é conferida através do elemento água, expresso através de fontes e lagos, já o verde é notório graças aos arbustos e à grama. Este fato é evidente no jardim italiano do palácio La Venaria Reale, em Turin.

Assim sendo, ficamos a saber que a existência de fontes e lagos é imprescindível para fazer um jardim italiano. Dependendo do espaço e orçamento do qual dispõe, poderá optar por um chafariz, uma fonte mais pequena ou, se escolher instalar um espelho de água com repuxo no meio, conseguirá juntar lago e fonte em um só.

A Itália é, por excelência, um país de grande escultures, tais como Donatello, Lorenzo Ghiberti, Miguel Ângelo, entre muitos outros, por isso não é de estranhar que as estátuas e esculturas sejam um dos elementos essenciais nos jardins italianos. Assim sendo, integre em seu jardim vasos em cerâmica trabalhada, bustos, estátuas de figuras humanas, de cupidos, etc. Insira-os na fonte ou espalhe-os pelo jardim, rodeados de arbustos e flores.

Relativamente às plantas, os jardins italianos são conhecidos por apresentarem uma flora mediterrânea, na qual abundam árvores de fruto e floração duradoura. Por essa razão escolha macieiras, cerejeiras, oliveiras, limoeiros, romãzeira. Para os arbustos, os mais indicados são o viburno, buxinho esculpido, pingo-de-ouro e cipreste italiano. Para conferir cor e flagrância ao jardim, escolha lavanda, alecrim, hemerocallis, roseiras, azaleia, entre outras flores. Complemente com treliças, arcos e colunas e grama para ocupar espaços vazios.

Relativamente à disposição dos elementos, a água, em forma de fonte ou espelho de água, deve ocupar a posição central do jardim. A partir dela divergem pequenas alamedas e caminhos em pedrisco ou pedra lisa, circundando todo o espaço, limitados por arbustos, aos quais se dá o nome de "cercas vivas" e rodeados por esculturas. Alguns desses caminhos irão culminar em espaços de apreciação de estátuas ou em locais à sombra com bancos de jardim.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jardim italiano, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.
- O jardim italiano assemelha-se muito ao jardim francês, pelo que poderá confundir ambos. No entanto o jardim francês é mais geométrico e rígido, caracterizado ainda por arbustos formando labirintos, algo que não acontece muito nos jardins italianos.