Como fazer um regador automático caseiro

Como fazer um regador automático caseiro

Por vezes vamos de férias ou de viagem de trabalho e não temos ninguém para nos regar as plantas. Nestes casos existem soluções muito práticas que podem ajudar a que as nossas plantas vivam mais tempo. O regador automático caseiro é uma boa forma de regar automaticamente poupando dinheiro. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe várias formas de regar automaticamente.

Gotejamento através de tecido de roupa

Pegue uma garrafa cheia de água e ponha uma peça de roupa comprida bem molhada previamente numa ponta da garrafa e a outra ponta em cima da planta. Graças ao princípio da capilaridade a planta vai-se regando automaticamente.

Rega por gotejamento

Pendure uma garrafa com água e faça um buraco na tampa, ponha um tubinho muito pequeno e enterre na água.

Rega por gotejamento subterrâneo

Faça dois buracos muito pequenos na tampa da garrafa, em seguida enterre a garrafa virada para baixo para que a água vá umedecendo a terra. Com uma garrafa de 5 litros podemos estar uns 10 dias sem regar as nossas plantas.

Recipientes com água por baixo das plantas

Este sistema é um pouco perigos porque pode fazer com que apareçam mosquitos, uma vez que haverá água parada. O sistema é simples, pegue um recipiente maior que o fundo do vaso, com dois dedos de água, e ponha as plantas em cima.

Gota a gota na banheira

Ponha as plantas em baixo da torneira da banheira e deixe cair a água gota a gota para regar as plantas. Deve ter em conta que o gotejamento deve ser muito suave.

Sistemas artificias de gotejamento

Existem materiais tipo gelatina que o que fazem é recolher a água da planta, ou seja deve regar muito a planta e depois esse material gelatinoso irá libertar a água pouco a pouco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um regador automático caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se tem muitas plantas é melhor que faça um sistema um pouco automático, uma vez que estes conselhos de gotejamento automático caseiros são adequados para uma quantidade pequena de plantas.