Como fazer uma calçada de concreto

Como fazer uma calçada de concreto

Construir calçadas de concreto não é uma tarefa tão complicada assim, por mais que pareça, nem sempre há necessidade de contratar mão de obra especializada para as mais pequenas reformas em casa. Saber construir uma calçada de concreto pode ter muita utilidade, desde concertar buracos como fazer calçadas em seu jardim ou na frente de casa.

Neste artigo, umComo ensina de forma fácil e simples como fazer uma calçada de concreto.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, vamos explicar um pouco as medidas e o desempenho de uma calçada de concreto. Ela possui durabilidade elevada, mas para isso, deve-se respeitar as características do produto - o concreto - assim como a sua correta instalação e manutenção. Mas a capacidade de drenagem é apenas superficial. A espessura deve ser de 5 a 6 centímetros para pedestres e de 8 a 10 centímetros para veículos.

2

Devemos começar por planejar a calçada de concreto, visualizando o seu contorno e a área que ela ocupará.

3

Marque a área em que você deseja construir a calçada de concreto com um lápis grosso. Se você deseja construí-la no jardim, marque com barbantes, fixando pequenas estacas de madeira ou algum objeto semelhante para traçar os limites da calçada. Amarre os barbantes entre cada ponto de maneira a dar forma para a o projeto.

4

Feito o contorno da calçada, você precisará de materiais para fazer a sua borda. Use pallets, placas finas de madeira compensada ou placas de metal, de preferência finas e leves para fácil transporte. Esta barreira serve para que o concreto não ultrapasse o limite que você estipulou.

Imagem: deapoio.com.br
5

Se o piso for de terra, será necessário nivelá-lo. Você pode fazer isso utilizando uma pá ou enxada.

Imagem: ed-mattar.blogspot.com
6

Agora é hora de fazer o concreto. Para isso você precisará de:

  • 1 Saco de cimento
  • 5 Latas de areia
  • 6 latas de pedra
  • 1 Lata e meia de água

Que renderá 8 latas de cimento ou 0,14 metros cúbicos. É muito importante tomar atenção à proporção dos materiais usados para fazer concreto, é ela quem determina a qualidade do concreto, assim como a sua durabilidade. Procure por areia e pedras limpas, sem folhas, argila, terra, gravetos, etc.

Imagem: afmm.com.br
7

Para fazer o concreto corretamente, espalhe a areia, formando uma camada de 15 cm. Coloque o cimento sobre a areia e com uma pá ou enxada e mecha a areia e o cimento até formar uma mistura uniforme. Espalhe a mistura, coloque as pedras sobre esta camada, misture novamente e forme um monte com um buraco no meio, como se fosse um mini vulcão achatado. Neste buraco, despeje a água, lentamente, evitando que ela escorra pelas laterais do monte.

Imagem: revista.zapimoveis.com.br
8

Aplique este concreto na área previamente marcada, não deixe que ele escorra para além dos limites estabelecidos.

9

Espalhe o concreto sobre esta área cuidadosamente, tentando deixar o mais reto possível para aliviar o trabalho de alisar o concreto.

10

Após espalhado, alise o concreto com um alisador, passando-o para cima e para baixo. Faça-o bem devagar, assim o trabalho sai mais bonito. Depois, retire as bordas e sinalize a área para que as pessoas saibam que o concreto ainda não está seco. Desta forma evitamos as marcas de pés. Veja também Como polir um solo de concreto e Como limpar um piso de concreto.

Imagem: gdsimoveis.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma calçada de concreto, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.