Partilhar

Como fazer uma cozinha a biogás

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma cozinha a biogás

Os pequenos fogões de biogás são uma alternativa aos combustíveis mais utilizados como o gás, madeira, carvão, etc. Esta maneira de conseguir energia para a combustão, é muito benéfica em países subdesenvolvidos. Na Índia, por exemplo, há muitas pequenas instalações de biogás para cozinhar. Graças a esta pequena instalação, você poderá cozinhar seus alimentos e só precisará de um pouco de biomassa, e ao mesmo tempo é uma excelente forma de economizar na conta do gás. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer uma cozinha a biogás.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como mover uma geladeira
Passos a seguir:
1

Primeiro limpamos muito bem os depósitos de produtos químicos e as câmaras de ar, já que é importantíssimo que não reste nenhum tipo de sujeira.

2

Para fazer o buraco da tampa, você precisa fazer com uma furadeira com broca 12, assim encaixará com pressão o conector de gás especial. Após fazer os buracos, lixe com papel de vidro a parte superior e interior das zonas da tampa onde você fez os buracos.

3

Os depósitos não são totalmente herméticos, portanto você precisará cobrir as bordas do depósito com uma borracha de uma câmara, para conseguir que fiquem completamente estanques e não ter perdas de gás.

4

Os tubos são ligados aos depósitos por meio de uma braçadeira, para que não tenham nenhum tipo de perda. De cada depósito sai um tubo e são conectados com o tubo de gás através de um "T".

5

Este tubo de gás, é ligado por meio de outro "T" às câmaras de ar e ao fogão de acampamento a gás. Ao qual você previamente tirou a válvula de segurança.

Como fazer uma cozinha a biogás - Passo 5
6

Aproveitando uma garrafa de 10 litros de água, você vai fazer um sistema de segurança para que a pressão do gás não afete o sistema. O método de segurança consiste em uma coluna de água. Insere-se o tubo dentro da garrafa a uma profundidade de 40 centímetros e enche-se o depósito. Quando a pressão for superior a 40 cm de altura da água, o gás escapará para a atmosfera.

7

No tubo de entrada do fogão, você vai inserir um pedaço de esponja metálica, assim evitará que a chama entre no circuito.

8

Uma vez terminada a instalação, é aconselhável pinçar o tubo que chega ao fogão a gás, por meio de uma pequena braçadeira, assim evitamos perdas de gás pelo fogão.

9

Se você fez corretamente a montagem do fogão a biogás, em umas 2-4 semanas já poderá começar a cozinhar alimentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma cozinha a biogás, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • É importantíssimo que o trabalho anterior seja bem feito, se houver perda de gás não será possível conseguir produzir e armazenar o biogás.
  • Para cobrir as juntas, é aconselhável colocar cola qualidade, assim se evitará que tenha qualquer tipo de perda de gás.

Escrever comentário sobre Como fazer uma cozinha a biogás

Como fazer uma cozinha a biogás
1 de 2
Como fazer uma cozinha a biogás

Voltar ao topo da página