Como fazer uma lareira ecológica

Como fazer uma lareira ecológica

O friozinho está chegando e nada melhor do que aproveitar para curtir com uma bebidinha quente, um cobertorzinho e, por que não, aos pés de uma lareira? Esqueça aquelas lareiras enormes, parecidas com uma churrasqueira, difíceis de acender, que soltam aquela fumaça e podem te fazer ficar defumado rapidinho. continue lendo este artigo de umComo.com.br e venha aprender como fazer uma lareira ecológica.

Passos a seguir:
1

Lareiras ecológicas são a evolução das lareiras convencionais, podem ter os mais variados formatos e decorações. Além de serem menores e mais práticas do que as antigas, as lareiras ecológicas são chamadas assim porque ao invés de serem alimentadas por lenha são alimentadas a bioetanol, um tipo de álcool que não gera fumaça e nem poluentes quando queimado.

Apesar de variações formato e tamanho, todas elas possuem o mesmo princípio: são feitas a partir de um queimador, uma caixa de aço inoxidável. Para quem já comeu fondue, ou mesmo já foi em algum buffet de self service, o queimador se assemelha muito aquela peça que fica embaixo das travessas para mantê-las quentes, em função, se não em formato.

Essa peça pode ser colocada embutida em uma pedra, dentro de espaço de lareiras convencionais, no interior de verdadeiros aquários de vidro, alguns inclusive com rodas para que você possa leva-la para onde quiser.

2

Uma alternativa para quem quer usufruir de uma dessas lareiras ecológicas e prefere ter uma completamente personalizada, além de um preço mais acessível, pode fazer o seu próprio queimador.

Para isso será necessário o auxilio de profissionais, mas nada de muito excepcional: uma serralheria e um soldador resolverão todos os seus problemas, inclusive algumas serralherias podem ter soldadores e encurtar assim o seu trabalho.

O primeiro passo é escolher as dimensões do seu queimador, que na prática nada mais é do que uma caixa com a tampa fixa e com uma abertura.

Como exemplos vamos fazer um queimador de 30 centímetros de comprimento, 15 de largura e 7 de altura.

A tampa deve ser mais larga do que a base, algo em torno de 32x17 centímetros, caso você queria embutir em uma pedra, por exemplo.

Peça para que a tampa tenha uma abertura como um corte de 2 centímetros, por onde você vai coloca o bioetanol e por onde o fogo vai sair.

Converse na serralheria sobre o uso que você dará a essa caixa, para que eles possam escolher o tipo certo de metal, algum que seja mais resistente ao calor. As vezes pode ser complicado explicar uma lareira ecológica, uma vez que as pessoas estão poucos acostumadas, mas se você falar que é uma espécie de churrasqueira, eles entenderão o suficiente para construir da melhor maneira.

Se eles soldarem os seus problemas acabaram, basta escolher o lugar para colocar a sua, mas se a serralheria não prestar esse serviço você terá que ir atrás de um soldador.

O mais importante quando falar com o soldador é explicar que você vai colocar um líquido dentro dessa caixa, então não bastará apenas fechar os cantos para que ela fique “colada” é necessário selar, preencher todos os espaços para garantir que não haja vazamentos.

Se você não encontrar um soldador facilmente, procure nas oficinas mecânicas e funilarias, ali com certeza você encontrará quem sabe fazer esse tipo de serviço.

3

Pronto! Agora você já tem a parte mais importante, o queimador, basta decidir onde vai colocar. Escolha sempre por locais que não tenha nada muito próximo que possa pegar fogo ou mesmo estragar com calor, porque sua lareira ecológica vai esquentar, e muito!

Agora é só buscar aquele cobertor e um chocolatinho quente.

Veja também o nosso artigo sobre como escolher um aquecedor para o inverno.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma lareira ecológica, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.