Como fazer uma limpeza pós obra

Como fazer uma limpeza pós obra
Imagem: hogartotal.imujer.com

Reformar seu lar ou parte dele sempre causa ilusão: ver o resultado final, ficar feliz com os acabamentos, desfrutar de um espaço novo, ter a casa bonita e moderna, enfim, renovar sempre nos faz sentir mais contentes. Após toda construção há sempre a parte não tão agradável de recolher os escombros, remover a terra e fazer com que tudo fique como se nada tivesse ocorrido. Não tenha preguiça! Em umComo.com.br revelamos os como fazer uma limpeza pós obra, sem ficar anos na tentativa.

Passos a seguir:
1

Diga adeus ao pó com um sopro. É muito provável que após mover móveis, derrubar paredes ou cortar e lixar fique sempre uma camada indesejável de pó flutuando por toda casa. Uma maneira rápida e simples de desfazer estas partículas é abrir uma janela e colocar um ventilador soprando para fora, verá como pouco a pouco o ar de sua casa vai purificando e as partículas reduzem cada vez mais.

2

Para limpar o teto e as paredes basta uma vassoura úmida. Mergulhe a vassoura em um recipiente com água e esprema até que não derrame nem uma gota de água. Quando a vassoura estiver úmida, coloque-a no canto que une a parede e o teto e passe-a como se estivesse limpando o solo. Enxague a vassoura e repita. Este procedimento também pode ser feito nas paredes.

3

Para eliminar a sujeira dos objetos, umedeça um pano com água e detergente e esprema até que fique úmido, igual à vassoura do passo anterior. É importante que o pano não esteja cheio de água pois só conseguirá levar a sujeira de um lugar a outro. Quando o pano estiver úmido mas sem gotejar, passe pelos aparelhos elétricos, mesas e janelas, enxague e repita o procedimento.

4

Quando chegar o momento de limpar o solo, é importante que não o varra, pois varrer só fará com que a sujeira e os escombros se espalhem por todo o lugar e as partículas de pó voltem para o ar. Para deixar o solo impecável, é recomendável que faça uso de um aspirador com um filtro de alta eficiência (se não tiver, você pode pedir um emprestado). Estes aspiradores absorvem até a mínima sujeira e deve passá-lo de lado a lado, pisando só nas zonas livres de pó. Quando der umas 10 passadas, limpe o filtro e comece de novo.

5

Se após aspirar, encontrar manchas no solo, umedeça um pano com um pouco do seu refrigerante favorito e esfregue o solo onde está localizada a mancha até que saia. Se não chegar a funcionar experimente um pouco de água oxigenada.

6

Se precisa eliminar restos de pintura, verniz ou esmaltes, umedeça a mancha com um pouco de removedor de esmalte de unhas com acetona, você verá que a sujeira suaviza em poucos segundos e só precisará raspá-la.

7

Os restos de concreto, barro ou cola costumam sair facilmente com um removedor de incrustações, pode ser que não o tenha em casa, mas na seção de limpeza de qualquer supermercado você encontrará uma gama deles. Umedeça um pano com removedor, passe-o por onde está a mancha e depois raspe o emplastro com uma espátula.

8

O truque mais importante de todos é evitar que a sujeira acumule. Se vive na casa durante a reforma, elimine o pó após cada jornada de trabalho, isto ajudará a não acumular e grudar poeira nas paredes. Se está dormindo fora de casa enquanto termina a obra, tente ir nos fins de semana para pôr um pouco de ordem, já que quanto mais tempo passar, mais difícil será remover o pó e os produtos químicos colados na superfície.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma limpeza pós obra, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.