Como fazer uma mistura de cimento

Como fazer uma mistura de cimento

Uma mistura de cimento, para alem do cimento, é composto também por outros dois elementos: cal e areia.No entanto temos que ter em atenção a mistura que fazemos desses três elementos para que o resultado dê para aplicar entre tijolos ou até em calçada. Habitualmente a mistura de cimento é feita num carrinho de mão, batedeira de cimento ou até à mão na superfície alvo. Esta mistura é usada mundialmente para impermeabilização de paredes, embelezamento, reforçar estruturas, etc. Aqui em umComo.com.br iremos lhe explicar como fazer uma mistura de cimento.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar têm que ter em atenção qual vai ser o uso da mistura de cimento, isto porque a quantidade de cimento, areia e cal altera-se consoante o resultado pretendido.

2

Defina se vai usar a mistura de cimento no interior ou no exterior. No caso do interior vai ter que fazer uma mistura mais macia, enquanto para o exterior vai poder fazer uma mistura de cimento mais áspera, com alguma textura de areia.

3

Aconselhamos que se guie sempre por uma tabela de misturas que é fornecida por grande parte das empresas de venda de cimento.

4

Estes são alguns exemplos de misturas que pode vir a aplicar nas situações respectivas:

Para assentar tijolos:

  • 6 parte de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal

Para massa de revestimento:

  • 5 parte de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal

Para massa estrutural:

  • 4 parte de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal
5

Com a mistura feita comece lentamente a adicionar a água. Use um objecto em forma de espatula para fazer a mistura dos ingredientes. Ao adicionar a água repare na textura que se vai formando, assim que ela comece a ficar relativamente pastosa, pare. Agora a pasta já pode ser aplicada com uma espatula visto que ela não esta aguada adere a superfície mais facilmente.

6

Atenção que a mistura não convém estar mais que 30 ou 40 minutos sem ser utilizada, pois corre o perigo de ela secar e não poder ser utilizada.

7

Ao aplicar a mistura pastosa na superfície desejada não tenha receio de por mais que uma camada, esteja à vontade, habitualmente é mesmo necessário. Por fim pode deixar a camada secar completamente, o que poderá demorar de 3 a 7 dias, dependendo da mistura que foi feita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma mistura de cimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.