Como fazer vedação para portas e janelas

Como fazer vedação para portas e janelas
Imagem: Google Images

Um vedante é, segundo o dicionário, "qualquer coisa que serve para vedar, estancar, fechar" portas, varandas ou janelas para que, ao fechar, fiquem cobertos os intervalos e o ar não possa entrar nas divisões. Ou seja, trata-se de uma espécie de espuma para portas e janelas que impede que se formem correntes de ar e, desta forma, mantêm o calor da casa. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe passo a passo como fazer vedação para portas e janelas.

Vai precisar de:
  • Tecido.
  • Areia para gatos (ou algum outro enchimento).
  • Agulha e fio.
  • Fita métrica.
Passos a seguir:
1

Meça a largura da porta ou janela.

2

Corte um pedaço de tecido de dois centímetros a mais do que a medida da porta ou janela. Você pode escolher entre fazer uma vedação retangular ou cilíndrica; para o segundo caso, você também vai precisar de dois círculos de tecido para as bases.

3

Costure o tecido virado do avesso para que as costuras fiquem na parte de dentro e não fiquem visíveis, seguindo os mesmos passos que para fazer uma almofada.

4

Lembre-se que você não deverá costurar ainda um dos lados para poder colocar o enchimento.

5

Vire o tecido ao contrário e encha-o com areia seca ou para gatos, ou algum outro material que absorva a umidade, como também pode ser a argila expandida.

6

Costure a extremidade que você tinha deixado aberta.

7

Você pode decorar as almofadas para portas e janelas como você achar melhor, especialmente se você as estiver fazendo para o quarto das crianças.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vedação para portas e janelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.